terça-feira, 18 de junho de 2024
publicidade publicidade

Lula nomeia os três novos ministros do STJ

Daniela Teixeira, José Afrânio Vilela e Teodoro Silva Santos foram nomeados como novos ministros do STJ pelo presidente Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, nesta sexta-feira (10/11), a nomeação de Daniela TeixeiraJosé Afrânio Vilela e Teodoro Silva Santos como novos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A Corte agora deverá marcar a sessão solene para a posse dos seus novos membros.

Senado Federal aprovou as indicações dos nomes no final de outubro. Daniela Teixeira foi aprovada por 68 votos, José Afrânio Vilela foi aprovado por 68 votos a favor e Teodoro Silva Santos obteve o apoio de 63 senadores.

As vagas a serem preenchidas sucedem as aposentadorias dos ministros Felix Fischer e Jorge Mussi. A terceira cadeira será ocupada em decorrência da morte de Paulo de Tarso Sanseverino, em abril deste ano, devido a um câncer.

Daniela Teixeira

Daniela Rodrigues Teixeira é formada em direito pela Universidade de Brasília (UnB), possui especialização em direito econômico e empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e mestrado em direito pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP).

A nova ministra é ex-conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

José Afrânio Vilela

José Afrânio Vilela é formado em direito pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e possui pós-graduação em gestão judiciária pela UnB.

Ele ocupa o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), onde chegou a vice-presidência da Corte no biênio 2018/2020.

Teodoro Silva Santos

Teodoro Silva Santos é desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Ele é doutor e mestre em direito constitucional pela Universidade de Fortaleza (Unifor), onde também se graduou em direito em 1987.

O novo ministro do STJ também atuou como advogado, promotor de Justiça e procurador de Justiça. Ele chegou a ocupar o cargo de corregedor-geral no TJCE.

Por Manoela Alcântara / Maria Eduarda Portela do Metrópoles

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles / Reprodução Metrópoles

Posts relacionados