terça-feira, 23 de abril de 2024
publicidade publicidade

Futura chanceler de Milei se reúne com ministro de Lula e entrega convite da posse

Diana Mondino fez uma visita surpresa a Brasília e entregou carta do presidente eleito da Argentina para o chefe do Executivo no Brasil

A futura ministra das Relações Exteriores da Argentina, Diana Mondino, se reuniu neste domingo (26), com o chanceler brasileiro Mauro Vieira, em Brasília. No encontro, publicado por ela nas redes sociais, Mondina entregou um convite, destinado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para a posse de Javier Milei no país vizinho.

A cerimônia de posse ocorre no dia 10 de dezembro, em Buenos Aires. Ainda não se sabe se o presidente brasileiro vai comparecer ao evento. No entanto, ele está sendo aconselhado por diplomatas a comparecer, em razão da elevada importância das relações comerciais entre Brasil e Argentina.

Durante as eleições, Milei afirmou que cortaria relações com o Brasil e com a China, em razão destas nações serem comandadas por políticos de esquerda. No entanto, ao vencer o pleito, o discurso mudou e ele demonstra proximidade com os governos citados. Milei chegou a dizer que se Lula quiser ir à posse, “será muito bem-vindo”.

Milei enviou uma carta para Lula desejando que o tempo de ambos como presidentes seja de estreitamento de laços e destacando a ligação entre os dois países. “Sabemos que os nossos dois países estão intimamente ligados pela geografia e pela história e, com base nisso, queremos continuar compartilhando áreas complementares, a nível de integração física, comercial e internacional, que permitam que toda esta ação conjunta se traduza, para os dois lados, em crescimento e prosperidade para argentinos e brasileiros”, diz um trecho do documento.

“Desejo que nosso tempo juntos como Presidentes e Chefes de Governo seja uma etapa de trabalho frutifero e de construção de laços que consolidem o papel que Argentina e Brasil podem e devem desempenhar na comunidade internacional”, completa o texto.

De acordo com o Itamaraty, no encontro, o ministro Mauro e Mondino discutiram a relação bilateral e o atual estágio das negociações do acordo entre o Mercosul e a União Europeia. A pasta informou, também, que a reunião foi acompanhada pelos embaixadores do Brasil em Buenos Aires, Julio Bitelli, e da Argentina em Brasília, Daniel Scioli.

Por Renato Souza do Correio Braziliense

Foto: Reprodução Carta Capital

Posts relacionados