quarta-feira, 19 de junho de 2024
publicidade publicidade

Curso vai capacitar agentes de segurança pública do DF em Libras

Inscrições para aulas online estão abertas até quinta (10); objetivo é melhorar a comunicação com a comunidade surda no atendimento de ocorrências, abordagens de trânsito e registro de denúncias

Agentes e servidores da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) serão capacitados em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) para melhorar o atendimento de ocorrências. O objetivo é tornar abordagens policiais e de trânsito, além do registro de denúncias de crimes, mais acessíveis à população.

O curso é oferecido pela SSP-DF em parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB). Ao todo, serão 50 vagas na modalidade online. Os interessados têm até quinta-feira (10) para se candidatar. A primeira aula será ministrada no próximo dia 21.

As aulas serão realizadas às segundas e às sextas-feiras, pela manhã. A carga horária total do curso é de 120 horas, permitindo que os agentes cheguem ao nível avançado em Libras. Esta é a terceira edição do curso, que está na 5ª turma.

Qualquer agente ou servidor da SSP-DF pode participar. Ao final das atividades, todos os participantes receberão um certificado da instituição de ensino. Além da capacitação, os alunos do curso poderão ajudar na elaboração de um protocolo de atuação das forças policiais, de salvamento e trânsito para uma comunicação mais efetiva com a comunidade surda.

“Uma melhoria ocorrerá nos balcões de delegacia, onde ficará mais acessível a denúncia de crimes”André Telles Campos, coordenador de ensino na SSP-DF

“Esses agentes que se formarem no curso terão uma comunicação mais efetiva com a comunidade e poderão dar, por exemplo, os comandos relativos às abordagens através da linguagem de sinais. Outra melhoria ocorrerá nos balcões de delegacia, onde ficará mais acessível a denúncia de crimes”, explica o tenente-coronel André Telles Campos, coordenador de ensino na SSP-DF.

Como se inscrever

As candidaturas devem ser registradas até 10 de agosto por meio do formulário disponibilizado pela SSP-DF. Após a data, serão encaminhadas as confirmações dos contemplados para o e-mail cadastrado no ato da inscrição para efetivação da matrícula.

Em caso de dúvidas, a SSP-DF pede que o candidato entre em contato com a Coordenação de Ensino (COOEN) pelos telefones (61) 3441-8780 e 3441-8781.

Por Agência Brasília

Foto: Secretaria de Segurança Pública/ Divulgação / Reprodução Agência Brasília

Posts relacionados