quinta-feira, 18 de julho de 2024
publicidade publicidade

Consciência Negra: saiba onde é feriado no dia 20 de novembro

No Distrito Federal, a data não é considerada um feriado. Para os servidores do GDF, o dia será de ponto facultativo

Celebrado no dia 20 de novembro, o dia da Consciência Negra só foi adotado como feriado em seis estados brasileiros: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo. Já os estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins contam com feriado em apenas algumas cidades.

No Distrito Federal, a data não é considerada um feriado. Para os servidores do GDF, o dia será de ponto facultativo. “Conforme o Decreto nº 44.145, de 19 de janeiro de 2023, o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, é ponto facultativo no Governo do Distrito Federal”, afirmou o GDF ao Correio.

Tramita no Congresso Nacional um projeto de lei, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), que debate transformar a Consciência Negra em um feriado para todo o território brasileiro. O texto já foi aprovado pelo Senado e aguarda votação na Câmara dos Deputados.

Como surgiu o Dia da Consciência Negra?

20 de novembro foi escolhido como o dia da Consciência Negra porque marca a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares. A data tem o intuito de destacar o protagonismo da luta dos ex-escravizados por liberdade, além de promover reflexão para as questões raciais.

Por Correio Braziliense

Foto: Governo de Alagoas / Reprodução Correio Braziliense

Posts relacionados