sábado, 20 de abril de 2024
publicidade publicidade

Águas Claras recebe edição Outubro Rosa da corrida ESG Sports Challenge

A iniciativa promove conscientização sobre a importância do autoexame e do cuidado com a saúde; o evento começa às 7h30 deste domingo (8), na Rua do Lazer

As ruas de Águas Claras vão ganhar um toque na cor rosa neste domingo (8). Isso porque a região administrativa vai receber a primeira edição Outubro Rosa da Corrida ESG Sports Challenge. O evento, que integra uma iniciativa global que ocorre simultaneamente em diversos países durante o mês de outubro, recebe o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SEL-DF). A largada está programada para ocorrer na Rua do Lazer, a partir das 7h30.

O objetivo da corrida é promover a conscientização acerca do Outubro Rosa, movimento dedicado à sensibilização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. É o que explica a idealizadora do evento, Fabíola Consttancio. “Não se trata apenas de um evento esportivo e competitivo. Queremos que as pessoas se envolvam com essa causa, pois, sem dúvida, é um evento de grande importância, e contar com a parceria da Secretaria de Esporte e Lazer é significativo”, destaca Fabíola.

“A escolha de Brasília como sede da corrida reforça o comprometimento da cidade com iniciativas de cunho social e de saúde, enaltecendo a importância de ações colaborativas que transcendem fronteiras geográficas em prol de causas relevantes” Renato Junqueira, secretário de Esporte e Lazer interino

A trajetória de Fabíola Consttancio como organizadora da corrida é marcada por uma inspiradora jornada pessoal. O desejo de realizar esse evento iniciou-se em 2019, quando enfrentou o desafio do câncer pela primeira vez. Durante o tratamento, a perspectiva de não poder retomar o vôlei de praia a levou a considerar a corrida, uma atividade que já praticava e que funcionava como uma terapia pessoal. Segundo relata, a corrida, por sua natureza democrática, tornou-se uma escolha evidente. Esse anseio pela democratização do esporte e a acessibilidade a todos remontam a 2020, após concluir o tratamento. Em 2023, mesmo diante de um tempo limitado e recém-saída de uma recidiva, Fabíola conseguiu organizar a corrida em tempo recorde, contando com o apoio da SEL.

O secretário de Esporte e Lazer interino, Renato Junqueira, destaca a relevância da corrida como meio de promoção da saúde e conscientização. “A Corrida Outubro Rosa não apenas fomenta a prática esportiva, mas também se destaca como um veículo para difundir mensagens cruciais relacionadas à saúde, incorporando, assim, uma dimensão social significativa ao evento”, destaca.

“A escolha de Brasília como sede da corrida reforça o comprometimento da cidade com iniciativas de cunho social e de saúde, enaltecendo a importância de ações colaborativas que transcendem fronteiras geográficas em prol de causas relevantes”, complementa o secretário.

Outubro Rosa

A Corrida Outubro Rosa é um evento promovido em diversos lugares do mundo durante o mês de outubro. O objetivo da iniciativa é aumentar a conscientização sobre o câncer de mama, promover a detecção precoce da doença e arrecadar fundos para pesquisa, prevenção e tratamento.

O câncer de mama é uma das principais causas de morte por câncer em mulheres, mas quando detectado em estágios iniciais, as chances de tratamento e recuperação são muito maiores. O movimento Outubro Rosa desempenha um papel crucial na educação pública sobre essa questão e na promoção da importância do autocuidado e da conscientização sobre a saúde das mulheres.

*Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SEL-DF)

Por Agência Brasília

Foto: Reprodução Agência Brasília

Posts relacionados