terça-feira, 18 de junho de 2024
publicidade publicidade

Semana será de seca e grandes variações de temperatura no DF

De acordo com meteorologista ouvido pelo Correio, manhãs frias e tardes quentes dominarão os próximos dias que não tem nenhuma previsão de chuva

Brasília chegou na época temida por muitos: a estiagem. A próxima semana tem as características mais comuns deste período: tempo seco e alta amplitude térmica. De acordo com o meteorologista Cléber Souza do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a população pode esperar tempo estável e bastante seco, com frio pela manhã e calor no período da tarde.

A previsão para a semana pós Dia das Mães é de temperaturas mínimas de 10 °C e máximas de 29 °C no DF, no Plano Piloto os registros devem variar entre 12 °C e 28 °C. Esse frio intenso em alguns momentos do dia se deve a dificuldade de retenção de calor pela falta de nebulosidade, característica típica do outono candango. Ou seja, Brasília passa longe das frentes frias que atingem outras cidades do país, pelo menos por enquanto. “Ainda não chegou aqui o frio intenso do Sul e Sudeste”, pontua o meteorologista.

Cléber Souza destaca dois pontos na semana: “frio e queda de umidade”. Outro fato é a expectativa de que o tempo permaneça assim por pelo menos os próximos sete dias, sem muitas alterações. “Talvez mais para o final do mês chegue uma frente fria com algumas nuvens e chuvas, mas nada significativo”, afirma.

A seca é que pode começar a preocupar, desde o início do mês já foi dado o pontapé inicial no período de estiagem e a umidade vai caindo aos poucos. A previsão é que possa cair dos 35% marcados como mínima no último sábado (13/5) e neste domingo (14).

Por Pedro Ibarra do Correio Braziliense

Foto: Ed Alves/CB / Reprodução Correio Braziliense

Posts relacionados