sábado, 20 de abril de 2024
publicidade publicidade

Projeto quer controle de capivaras como política de saúde pública

Audiência Pública convocada pelo Distrital Ricardo Vale (PT) vai discutir convívio harmônico entre humanos com os animais que integram a fauna da Capital Federal

Medidas de manejo e controle da população de capivaras no Distrito Federal estarão em debate nesta quinta-feira (28/9), em audiência pública, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). O Vice-Presidente da Casa, o Deputado Distrital Ricardo Vale (PT), convocou o debate após relatos da população preocupada com o aumento da presença dos roedores e de parasitas associados aos animais, como carrapatos.

O distrital protocolou na CLDF o Projeto de Lei (PL) Nº 616/2023 que lista uma série de medidas de manejo das capivaras. Na proposta do parlamentar, o Governo do DF deve garantir o inventário populacional, castração e marcação e microchipagem das capivaras. Modelo similar ao adotado em outras cidades, como Belo Horizonte (MG) e Campinas (SP). O PL também estabelece estratégias para prevenção contra surtos de febre maculosa e outras doenças provocadas por carrapatos.

Para o distrital, a audiência é importante para trazer tranquilidade quanto ao convívio dos humanos com os animais que integram a fauna da Capital Federal, além de discutir modelos bem-sucedidos de controle e preservação da espécie. “Como foi amplamente divulgado, a Secretaria de Saúde investiga casos suspeitos de febre maculosa, que não foram confirmados, mas despertam receios. Levar informação e questionar os órgãos ambientais e de saúde do DF é nosso papel como representantes populares para que todos saibam que não há riscos e que podemos conviver bem com as capivaras”, explica o distrital.

Autoridades sanitárias do Distrito Federal e a sociedade civil organizada vão discutir o atual modelo de monitoramento das capivaras e das doenças relacionadas à espécie. Em 2023, 102 casos suspeitos de febre maculosa foram notificados, enfermidade transmitida por carrapatos que parasitam os roedores. Entretanto, nenhum deles foi confirmado até o momento.

Serviço:

Audiência Pública para discutir sobre a infestação de carrapatos no DF

Quando: quinta-feira, 28 de setembro 

Horário: das 9h30 às 12h30

Local: Sala de Comissões da CLDF

Por Comunicação Ricardo Vale (PT)

Foto: Comunicação Ricardo Vale (PT)

Posts relacionados