Outros posts

Parceria amplia rede de proteção às mulheres em grandes eventos

Com o compromisso de promover ambientes cada vez mais seguros, acolhedores e responsáveis...

Com o compromisso de promover ambientes cada vez mais seguros, acolhedores e responsáveis para o público feminino, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) reforça a atuação preventiva em grandes eventos por meio de parcerias estratégicas com a iniciativa privada. Após implementação para teste no último final de semana, passa a funcionar um ponto de embarque prioritário para mulheres durante o festival Verão R2, no Setor de Clubes Sul.

A iniciativa ocorre a partir da parceria firmada entre a SSP-DF e a R2 Produções e Eventos, responsável pelo festival, formalizada em 2024, e conta também com o apoio da empresa de transporte por aplicativo Belascar. A parceria com a empresa de aplicativos foi firmada no ano passado, ampliando o alcance das ações de prevenção e proteção voltadas às mulheres em espaços de lazer e grande circulação.

Além disso, a parceria integra o protocolo Por Todas Elas, reforçando o compromisso com a adoção de diretrizes de prevenção, acolhimento e encaminhamento adequado em situações de risco ou de violência contra a mulher, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro e responsável.

O ponto de embarque funcionará de forma contínua durante toda a programação do evento, previsto para terminar em 15 de fevereiro, garantindo atendimento prioritário ao público feminino. O objetivo é prevenir situações de risco no retorno das mulheres após os shows, considerado um dos momentos mais sensíveis em grandes eventos. “Esta ação é um exemplo claro de como parcerias fortes podem gerar mudanças significativas na segurança das mulheres no Distrito Federal”, avalia o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar. “Nosso objetivo é o feminicídio zero e que o DF seja referência na redução da violência contra a mulher.”

Vagas exclusivas

Durante os shows do festival, a ação prevê ainda a criação de uma estrutura especial de embarque e desembarque, com um espaço reservado e organizado, incluindo vagas destinadas exclusivamente a motoristas do sexo feminino, vinculadas a aplicativos de transporte e também taxistas, para que possam estacionar e realizar o embarque das mulheres participantes do evento com mais segurança e tranquilidade.

O estacionamento exclusivo estará identificado com faixas e um balão inflável, tornando o local de fácil visualização e garantindo maior ordenamento do fluxo de pessoas e veículos. “A medida visa a ampliar a proteção em grandes eventos e, sobretudo, fortalecer a percepção de segurança, especialmente no momento do deslocamento e retorno ao lar. Esses eventos são oportunidades importantes para alcançar um público amplo, promover o conhecimento sobre os direitos das mulheres e oferecer apoio direto a quem mais precisa. Nosso compromisso é estar onde as mulheres estão, garantindo que todas tenham acesso às informações e recursos necessários para uma vida digna e segura”, destaca a subsecretária de Prevenção à Criminalidade, Regilene Siqueira.

Parceiro da Segurança

A ação integra o projeto Parceiro da Segurança, pelo qual a SSP-DF atua em conjunto com o setor privado na prevenção de crimes por meio de cursos, orientações e iniciativas práticas voltadas ao cuidado e à redução de riscos em espaços coletivos.

A iniciativa integra o eixo Cidadão Mais Seguro, do programa DF Mais Seguro, que promove a garantia de direitos e liberdades, envolvendo sociedade civil e setores do governo no enfrentamento qualificado à criminalidade, com apoio da inteligência e da tecnologia.

*Com informações da SSP-DF

Por Revista Plano B
Fonte Agência Brasília
Foto: Divulgação/SSP-DF

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp