terça-feira, 16 de abril de 2024
publicidade publicidade

GDF promove ações educativas contra o tráfico de pessoas

Data mundial, neste domingo, visa à conscientização e prevenção desse crime; conheça ações desenvolvidas pela Secretaria de Justiça e Cidadania para orientar a população sobre o tema

O Dia Mundial de Combate ao Tráfico de Pessoas é lembrado neste domingo, 30 de julho. “O tema merece destaque e precisa ser debatido e alertado para a população. É possível que qualquer um se torne vítima, mas pessoas em situação de vulnerabilidade têm mais probabilidade e estamos aqui para esclarecer a sociedade. Esse é um crime silencioso e lucrativo que deve ser combatido”, destaca a secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani.

Na última semana, a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) organizou uma série de ações sobre a temática para informar, divulgar, sensibilizar e mobilizar para o enfrentamento desse crime. Entre as iniciativas, blitz educativa, comunicação institucional, campanhas para servidores e vídeos em cinemas da cidade para alertar e conscientizar a sociedade sobre o assunto.

Todas as ações foram desenvolvidas pela Sejus-DF, por meio da Subsecretaria de Apoio a Vítimas de Violência (Subav), na Semana Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Acesse aqui os canais de denúncias no caso de suspeitas desse tipo de crime.

Iluminação especial

A unidade da Sejus da Estação Rodoferroviária SAIN e a Torre de TV foram iluminadas de azul nessa semana. A iniciativa foi em alusão à Campanha Coração Azul, promovida pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), com objetivo de aumentar a conscientização sobre o assunto. O Coração Azul representa a tristeza das vítimas do tráfico de pessoas e nos lembra da insensibilidade daqueles que compram e vendem outros seres humanos.

Dia a dia consciente

As telas dos computadores dos servidores da Sejus-DF receberam uma mensagem, no período de 24 a 30 de julho, em menção ao Dia Mundial de Combate ao Tráfico de Pessoas.) Nas TVs das unidades do Na Hora também foi veiculado um vídeo institucional de 15 segundos sobre o tema.

Nas telas do cinema

Cinco cinemas do DF, com sessões de classificação indicativa acima de 12 anos de idade, veicularam um vídeo informativo sobre a temática do tráfico de pessoas ao longo da semana. O objetivo é atingir aqueles que frequentam esses ambientes para sensibilização sobre o assunto.

Ação conjunta

Como parte das atividades da Semana Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, a Sejus-DF e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) se uniram na ação “Esse Crime é real” para distribuir materiais informativos e sensibilizar a população sobre a pauta com uma blitz educativa.

“O compromisso da Sejus na prevenção e no enfrentamento ao tráfico de pessoas vem sendo realizado de maneira efetiva, e está sendo intensificado durante essa semana de combate a este crime, com ações diárias em todo o Distrito Federal levando conhecimento e reflexão sobre o tema”, afirma a subsecretária da Subav, Janandréia Rafael.

Canais de denúncia

⇒ Central de Atendimento à Mulher: 180
⇒ Disque Direitos Humanos: 100
⇒ Gerência de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Apoio ao Migrante (61) 2244-1232 ou getpam@sejus.df.gov.br

Por Agência Brasília

Foto: Divulgação/Sejus / Reprodução Agência Brasília

Posts relacionados