Um tubarão com uma perna humana na barriga marca o início do filme brasileiro “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, ambientado no Recife. O animal é um símbolo da trama.
Coincidentemente, o clássico dos anos 1970 de Steven Spielberg, “Tubarão”, completa 50 anos de lançamento em 2025. Em entrevista à CNN, o diretor pernambucano explicou a ligação entre os dois filmes.
“Eu acho que quando você faz um filme, você inegavelmente lembra de outros filmes. Acho que ‘O Agente Secreto’ é muito brasileiro, mas que ele não tem medo de lembrar de filmes americanos, por exemplo. ‘Tubarão’ é um filme que eu gosto muito do Steven Spielberg. Ele marcou muito os anos 1970, como quase um monumento cultural naquela década — tanto que ele sobreviveu e é discutido até hoje” disse.
“É um filme muito interessante para mim também, porque eu venho de uma cidade que tem problema real de Tubarão, então é a união da lembrança desse filme com o que temos que lidar em Recife. Eu acho que é um elemento que foi desenvolvido com muita naturalidade em ‘O Agente Secreto'”, explicou.
Sobre o que fala “O Agente Secreto”?
Ambientado no Recife de 1977, o longa é um thriller político que acompanha Marcelo, um professor que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz, mas logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
A produção é estrelada por Wagner Moura (“Tropa de Elite”), Maria Fernanda Cândido (“Terra Nostra”), Gabriel Leone (“Dom”), Isabél Zuaa (“O Nó do Diabo”), Alice Carvalho (“Cangaço Novo”) e mais.
O thriller de Kleber Mendonça Filho foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil no Oscar — ou seja, ele pode concorrer na categoria de Melhor Filme Internacional. Para além disso, “O Agente Secreto” está cotado por diversos veículos internacionais especializados em cinema para outras categorias na premiação, entre elas Melhor Filme, Direção, Roteiro Original e Ator (Wagner Moura).
Por Revista Plano B
Fonte CNN Brasil
Foto: CNN
                





															

