quinta-feira, 18 de abril de 2024
publicidade publicidade

DF registra a menor temperatura do ano, 9,2 ºC

Segundo Inmet, o registro congelante foi feito no Gama na manhã desta segunda-feira (19/6). Durante o dia, os termômetros podem registrar até 28 ºC

Os brasilienses que acordaram cedo nesta segunda-feira (19/6) notaram que o dia amanheceu bem mais frio do que as manhãs do fim de semana. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Distrito Federal registrou a menor temperatura do ano, com 9,2°C. O clima gélido ocorreu no Gama, mesma cidade em que a temperatura mais gélida de 2023, até então, havia sido registrada — em 20 de maio, os termômetros do local capturaram 9,6ºC. 

A meteorologista Andrea Ramos destaca que as pessoas podem ter sentido mais frio ainda do que o indicado nos termômetros. “Em alguns pontos, pode ter dado uma sensação térmica menor por conta dos ventos e da umidade alta”, comenta. A umidade relativa do ar pela manhã estava em torno de 95%.

Segundo Andrea, uma massa de ar frio atua no Distrito Federal e impossibilita a formação de chuvas. “ Essa massa é mais fria do que seca, então ainda temos essa umidade mínima em torno de 30%”, ressalta. A temperaturas máximas devem chegar a 28°C na parte da tarde.

Frio e poucas nuvens podem marcar a semana

Para a semana, a meteorologista avalia que o frio permanece e o céu fica aberto com poucas nuvens. “Tendência de nebulosidade variando ao longo do dia, mas sem chuvas, além de ventos de fracos a moderados, principalmente à tarde”, destaca.

Mesmo com a previsão de um leve aumento da nebulosidade a partir de quarta-feira (21/6), a especialista descarta a ocorrência de chuvas.  “No dia 21, entramos na estação do inverno e a característica maior dela é o frio que inibe a formação de chuva”, explica.

Por Júlia Eleutério do Correio Braziliense

Foto: Nino Carè/Pixabay / Reprodução Correio Braziliense

Posts relacionados