Os atores Jessie Buckley e Paul Mescal embarcaram em uma jornada transformadora em “Hamnet”, um filme que tem recebido críticas entusiásticas e burburinho antecipado para a temporada de premiações.
Dirigido por Chloe Zhao, cineasta vencedora do Oscar por “Nomadland”, o drama oferece um relato fictício do relacionamento de William Shakespeare com sua esposa Agnes e a morte de seu filho de 11 anos, Hamnet, em 1596.
Ambientado em Stratford-upon-Avon e Londres, o filme mostra o jovem Shakespeare lecionando Latim para pagar as dívidas de seu pai e se apaixonando pela espírito-livre Agnes, descrita pelos moradores locais como a filha de uma bruxa da floresta.
Com foco em sua vida familiar, o filme, repleto de emoção, acompanha os altos e baixos da história de amor, bem como o luto pela perda do filho, que leva Shakespeare a escrever “Hamlet”.
“O que me foi revelado através dela [Agnes] foi uma ternura que eu não sabia que precisava aprender e vivenciar. E essa ternura me mudou”, disse Buckley no sábado (11), na estreia do filme no Festival de Cinema de Londres.
“Isso realmente me lembrou do quão potente e poderosa a contação de histórias pode ser. E meio que estabeleceu um padrão, tipo, eu só quero fazer filmes que sejam tão corajosos e humanos quanto este de agora em diante“, continuou a atriz irlandesa.
Mescal, estrela de “Pessoas Normais“, “Aftersun” e “Gladiator 2“, disse que o filme lhe deu a oportunidade de retratar um homem em amadurecimento. A representação do amor que se transforma com o tempo foi “muito comovente”, disse ele.
“É a primeira vez que eu abranjo a duração real do tempo com ele, do início dos vinte anos até um pouco da vida adulta. Foi adorável”, disse o ator irlandês.
O filme é adaptado do romance bestseller de 2020 de Maggie O’Farrell com o mesmo nome, com a autora e Zhao coescrevendo o roteiro. O filme reconhece que os nomes Hamlet e Hamnet eram intercambiáveis na época de Shakespeare.
O projeto foi emocionante para Zhao, que ficou sobrecarregada ao chegar à estreia.
“Se você vê seu diretor de fotografia, seu designer de produção, seu designer de figurino e simplesmente começa a chorar no tapete vermelho por uns 20 minutos, não consigo me conter, acho que isso fala por si só”, disse ela.
“Hamnet”, que é produzido por Steven Spielberg e Sam Mendes, será lançado nos cinemas globalmente no final de 2025 e início de 2026.
Por Revista Plano B
Fonte CNN Brasil
Foto: Divulgação