Esta matéria da Folha de São Paulo usou como base estatísticas do Banco Central para revelar que, entre janeiro e novembro de 2023, os brasileiros gastaram US$11,1 bilhões em plataformas de apostas internacionais, algo em torno de R$54 bilhões.
Já esta reportagem do Estadão, destacou que, no Brasil, houve um crescimento de 135% no mercado de apostas esportivas no período entre agosto de 2022 e 2023, segundo dados apurados pela Datahub, obtidos pelo Aposta Legal Brasil.
Esse visível aumento do mercado bet, outro nome popular para o segmento, também tem grande influência da Lei nº 13.756, de 12 de dezembro de 2018, sancionada durante o governo do então Presidente da República Michel Temer, que liberou a oferta de sites on-line de apostas no nosso país.
Outras regulamentações foram aprovadas após essa, o que deixou o mercado mais seguro e interessante tanto para quem aposta quanto para quem oferece esse serviço.
Achou interessante e quer explorar mais a oportunidade de negócio? Então, confira como criar um site de apostas, desde o entendimento das leis até a oferta de boas soluções de pagamento para os clientes.
Afinal, como criar um site de apostas? 9 passos!
Os principais passos para criar um site de apostas no Brasil são:
entender como funciona a regulamentação para sites de apostas;
decidir quais tipos de apostas oferecer;
elaborar a persona;
avaliar a concorrência;
escolher um software de apostas confiável;
pensar no design do site;
definir o sistema de pagamento para site de aposta;
criar estratégias de atração e de retenção;
acompanhar mudanças de leis e normas.
Veja, a seguir, detalhes de cada etapa.
1. Entender como funciona a regulamentação para sites de apostas
Há pouco comentamos sobre a Lei nº 13.756/2018, certo? Essa legislação determinou como deveriam ser as apostas na modalidade loteria, permitida tanto para o setor público quanto para o privado. Entretanto, não abordou critérios mais específicos.
Para complementar a lei, outros projetos foram apresentados no Congresso Nacional. Veja alguns dos principais:
Medida Provisória 1.182/2023: voltada para a exploração da loteria de apostas de quota fixa;
Projeto de Lei 442/1991: objetivava autorizar e regulamentar a oferta de jogos de azar no Brasil, como cassinos, bingos e esportivos.
Marco Legal das Apostas
Porém, uma das mais importantes para quem quer descobrir como criar um site de apostas é a Lei nº 14.790, de 29 de dezembro de 2023.
Chamada de Marco Legal das Apostas, a legislação atualiza as normas e regras de funcionamento do setor, bem como permite que empresas privadas atuem no segmento, sob fiscalização da Agência Nacional de Apostas Esportivas (ANAE).
A Lei n° 14.790/2023 inclui diretrizes como:
possibilidade de oferta de apostas tanto em locais físicos quanto digitais;
restrição de propaganda para menores;
obrigatoriedade de identificação dos apostadores.
Regramento técnico de sistemas de jogos on-line
Além dessas, em 6 de maio de 2024 o Diário Oficial da União publicou a Portaria SPA/MF nº 722, que estabelece os requisitos técnicos e de segurança dos sistemas de apostas, a exemplo de critérios de transparência e acesso livre às informações para os agentes da Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda.
2. Decidir quais tipos de apostas oferecer
Após compreender toda a parte de conformidade, o segundo passo para criar um site de apostas consiste em escolher quais apostas oferecer.
Alguns exemplos são:
esportivas:
futebol;
basquete;
tênis;
vôlei;
beisebol;
automobilismo, entre outros esportes.
e-sports:
League of Legends;
Dota 2;
Counter-Strike.
eventos:
eleições;
entretenimento, como Emmy Awards, Grammy Awards, Big Brother Brasil, Oscar.
Aqui, há a opção de oferecer apenas uma modalidade e tentar tornar o site uma referência em determinado tipo de aposta, ou trabalhar com mais de uma como forma de expandir o mercado de atuação.
3. Elaborar a persona
A persona é um personagem semifictício que representa o cliente ideal. Em outras palavras, trata-se da pessoa para a qual se cria o negócio, pois as soluções ajudam a resolver pontualmente suas dores e necessidades.
Como no passo anterior definimos os tipos de apostas que seu site disponibilizará, fica mais fácil elaborar essa persona. Por exemplo, se seu objetivo é trabalhar com apostas esportivas, possivelmente sua persona será um homem, entre 25 anos e 50 anos, fanático por futebol.
É possível também fazer o contrário, ou seja, primeiro escolher o público-alvo e, de acordo com as preferências desse grupo, definir os tipos de apostas que sua plataforma on-line terá.
De qualquer forma, essa definição é de extrema importância, pois dita quais ações e estratégias adotar para atrair e fidelizar os apostadores. Inclusive, falaremos sobre isso mais adiante.
4. Avaliar a concorrência
Segundo a Associação Nacional de Jogos e Loterias (ANJL), existem cerca de quatro mil sites de apostas no Brasil. Para destacar o seu, um dos primeiros passos é avaliar o que a concorrência oferece.
A ideia aqui não é “copiar” outras plataformas, mas, sim, identificar os pontos positivos para se inspirar, e os negativos para não cometer os mesmos erros.
Por isso, dentro do segmento que escolheu atuar, veja quais sites concorrem com o seu negócio e avalie, por exemplo, a opinião de apostadores. Uma opção é ler os comentários nas próprias plataformas ou redes sociais.
Aproveite a oportunidade e acesse os sites, faça o percurso que um usuário faria e avalie os prós e os contras e o que vale a pena ter ou não na sua solução.
5. Escolher um software de apostas confiável
É praticamente impossível explicar como criar um site de apostas sem falar sobre o software necessário para montar esse modelo de negócio, concorda?
Na hora de escolher a tecnologia que embasará a sua plataforma de apostas, avalie pontualmente os seguintes critérios:
capacidade de acessos simultâneos;
estabilidade e desempenho;
camadas de segurança adotadas;
dispositivos de prevenção a fraudes;
variedade de tipos de apostas;
possibilidade de incluir novas modalidades de apostas posteriormente;
facilidade de integração de formas e meios de pagamento;
suporte técnico.
Pense também do ponto de vista do usuário, e analise questões como:
facilidade de navegação;
tipo de cadastro exigido para acesso ao site;
percurso para resgate de valores;
modelo de checkout;
proteção dos dados.
Dica de leitura: “Métodos de pagamento: 7 dicas de segurança da informação“
6. Pensar no design do site
O software ao qual nos referimos será a parte interna do seu site, por assim dizer. É a infraestrutura que fica invisível aos olhos dos apontadores. Porém, a construção completa desse tipo de plataforma inclui também a parte estética, isto é, o layout.
Para deixá-lo mais atrativo, escolha bem as cores e as fontes (letras), para que se alinhem ao perfil da sua marca e identidade visual escolhida.
Avalie a disposição de cada elemento. Pense na facilidade de uso do site do ponto de vista dos apostadores e aproveite a oportunidade para destacar itens-chave de conversão, como banners com as apostas do momento.
7. Definir o sistema de pagamento para site de apostas
E já que falamos sobre pagamentos, se quer descobrir como criar um site de apostas de sucesso, saiba que essa oferta é essencial para a conversão.
Pense no seguinte: um apostador chegou até a sua plataforma, escolheu o tipo de aposta que fará, preencheu o cadastro, abriu a conta, comprovou a identidade e, na hora de pagar, não encontrou o método de pagamento preferido.
As chances de ele desistir de apostar pelo seu site são altas, concorda? E já pensando mais adiante, as de voltar para tentar usar novamente são ainda menores, para não dizer praticamente inexistentes.
Nunca se esqueça de que a etapa de pagamento é o momento mais delicado nas vendas on-line de qualquer setor. Se considerarmos especificamente o mercado bet digital, no qual as pessoas enviam dinheiro on-line na tentativa de ganhar mais em troca, esse cuidado precisa ser ainda maior.
Afinal, problemas nesse fluxo geram insegurança nos usuários e comprometem seriamente a credibilidade e confiabilidade do site de apostas.
Por outro lado, diversidade na oferta de formas e métodos, checkouts otimizados, rápidos e seguros aprimoram a experiência de pagamento para site de apostas, a jornada dos apostadores e melhoram a imagem da plataforma.
Entenda mais sobre esse tema no o artigo: “Meios de pagamento da Zoop: como melhoram a experiência dos clientes?“
8. Criar estratégias de atração e de retenção
Lembra que falamos que a definição da persona era importante para guiar suas estratégias? Pois bem, a partir da descoberta do cliente ideal, fica muito mais fácil criar ações de atração e retenção, isso porque saberá exatamente o que entregar para despertar a atenção e conquistá-los.
Existem vários tipos de conteúdos para este objetivo, a exemplo de peças de marketing digital como:
SEO;
mídia paga (Ads);
inbound marketing;
redes sociais;
e-mail marketing;
vídeos;
marketing de conteúdo.
E aqui vai uma dica: atente-se à regulamentação para site de apostas, que deixa claro que as propagandas não podem ser vinculadas para menores. Avalie também em quais canais divulgá-las, a fim de evitar problemas legais para a sua empresa.
9. Acompanhar mudanças de leis de normas
E o último passo de como criar um site de apostas reforça o primeiro, pois está relacionado às leis e normas vigentes.
Como as regulamentações costumam ser revistas, ou até mesmo revogadas, de tempos em tempos, é fundamental acompanhar de perto tudo o que acontece nesse setor. Essa é a melhor maneira de garantir que seu site se mantenha em conformidade e reduzir o risco de todo o trabalho anterior ter sido realizado em vão.
Quanto custa para criar um site de apostas?
É difícil precisar quanto custa para criar um site de apostas, pois o resultado considera valores relacionados a:
licença de operação;
desenvolvimento do software;
integração de recursos;
registro de domínio;
hospedagem;
servidor;
plataforma de meio de pagamento;
marketing, entre outros.
Para você ter uma ideia de um investimento inicial, a BetConstruct, reconhecida como a melhor plataforma de apostas esportivas, que oferece mais de 50 produtos de software para esse segmento a partir de € 25 mil — aplicou algo em torno de R$ 140 mil.
Experiência de pagamento para site de apostas: como melhorar?
Como comentamos, o momento do checkout é o mais sensível nas negociações on-line. Por isso, para aumentar a segurança dos apostadores e atrair mais público para a sua plataforma — inclusive usuários recorrentes —, é essencial usar um bom sistema de pagamento para site de apostas.
E neste ponto, a Zoop pode te ajudar!
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Por Redação
Foto: Zoop Blog / Reprodução Zoop Blog