quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
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Como criar um site de apostas a partir de 9 passos?

Descobrir como criar um site de apostas pode ser uma ótima oportunidade de negócio. Afinal, esse mercado se expande mais a cada dia.

Esta matéria da Folha de São Paulo usou como base estatísticas do Banco Central para revelar que, entre janeiro e novembro de 2023, os brasileiros gastaram US$11,1 bilhões em plataformas de apostas internacionais, algo em torno de R$54 bilhões.

Já esta reportagem do Estadão, destacou que, no Brasil, houve um crescimento de 135% no mercado de apostas esportivas no período entre agosto de 2022 e 2023, segundo dados apurados pela Datahub, obtidos pelo Aposta Legal Brasil. 

Esse visível aumento do mercado bet, outro nome popular para o segmento, também tem grande influência da Lei nº 13.756, de 12 de dezembro de 2018, sancionada durante o governo do então Presidente da República Michel Temer, que liberou a oferta de sites on-line de apostas no nosso país.

Outras regulamentações foram aprovadas após essa, o que deixou o mercado mais seguro e interessante tanto para quem aposta quanto para quem oferece esse serviço.

Achou interessante e quer explorar mais a oportunidade de negócio? Então, confira como criar um site de apostas, desde o entendimento das leis até a oferta de boas soluções de pagamento para os clientes. 

Afinal, como criar um site de apostas? 9 passos!

Os principais passos para criar um site de apostas no Brasil são:

entender como funciona a regulamentação para sites de apostas;

decidir quais tipos de apostas oferecer;

elaborar a persona;

avaliar a concorrência;

escolher um software de apostas confiável;

pensar no design do site;

definir o sistema de pagamento para site de aposta;

criar estratégias de atração e de retenção;

acompanhar mudanças de leis e normas.

Veja, a seguir, detalhes de cada etapa.

1. Entender como funciona a regulamentação para sites de apostas

Há pouco comentamos sobre a Lei nº 13.756/2018, certo? Essa legislação determinou como deveriam ser as apostas na modalidade loteria, permitida tanto para o setor público quanto para o privado. Entretanto, não abordou critérios mais específicos.

Para complementar a lei, outros projetos foram apresentados no Congresso Nacional. Veja alguns dos principais:

Medida Provisória 1.182/2023: voltada para a exploração da loteria de apostas de quota fixa;

Projeto de Lei 442/1991: objetivava autorizar e regulamentar a oferta de jogos de azar no Brasil, como cassinos, bingos e esportivos.

Marco Legal das Apostas

Porém, uma das mais importantes para quem quer descobrir como criar um site de apostas é a Lei nº 14.790, de 29 de dezembro de 2023.

Chamada de Marco Legal das Apostas, a legislação atualiza as normas e regras de funcionamento do setor, bem como permite que empresas privadas atuem no segmento, sob fiscalização da Agência Nacional de Apostas Esportivas (ANAE). 

A Lei n° 14.790/2023 inclui diretrizes como:

possibilidade de oferta de apostas tanto em locais físicos quanto digitais;

restrição de propaganda para menores;

obrigatoriedade de identificação dos apostadores.

Regramento técnico de sistemas de jogos on-line

Além dessas, em 6 de maio de 2024 o Diário Oficial da União publicou a Portaria SPA/MF nº 722, que estabelece os requisitos técnicos e de segurança dos sistemas de apostas, a exemplo de critérios de transparência e acesso livre às informações para os agentes da Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda.

2. Decidir quais tipos de apostas oferecer

Após compreender toda a parte de conformidade, o segundo passo para criar um site de apostas consiste em escolher quais apostas oferecer. 

Alguns exemplos são:

esportivas:

futebol;

basquete;

tênis;

vôlei;

beisebol;

automobilismo, entre outros esportes.

e-sports:

League of Legends;

Dota 2;

Counter-Strike.

eventos:

eleições;

entretenimento, como Emmy Awards, Grammy Awards, Big Brother Brasil, Oscar.

Aqui, há a opção de oferecer apenas uma modalidade e tentar tornar o site uma referência em determinado tipo de aposta, ou trabalhar com mais de uma como forma de expandir o mercado de atuação.

3. Elaborar a persona

A persona é um personagem semifictício que representa o cliente ideal. Em outras palavras, trata-se da pessoa para a qual se cria o negócio, pois as soluções ajudam a resolver pontualmente suas dores e necessidades.

Como no passo anterior definimos os tipos de apostas que seu site disponibilizará, fica mais fácil elaborar essa persona. Por exemplo, se seu objetivo é trabalhar com apostas esportivas, possivelmente sua persona será um homem, entre 25 anos e 50 anos, fanático por futebol.

É possível também fazer o contrário, ou seja, primeiro escolher o público-alvo e, de acordo com as preferências desse grupo, definir os tipos de apostas que sua plataforma on-line terá.

De qualquer forma, essa definição é de extrema importância, pois dita quais ações e estratégias adotar para atrair e fidelizar os apostadores. Inclusive, falaremos sobre isso mais adiante.

4. Avaliar a concorrência

Segundo a Associação Nacional de Jogos e Loterias (ANJL), existem cerca de quatro mil sites de apostas no Brasil. Para destacar o seu, um dos primeiros passos é avaliar o que a concorrência oferece.

A ideia aqui não é “copiar” outras plataformas, mas, sim, identificar os pontos positivos para se inspirar, e os negativos para não cometer os mesmos erros.

Por isso, dentro do segmento que escolheu atuar, veja quais sites concorrem com o seu negócio e avalie, por exemplo, a opinião de apostadores. Uma opção é ler os comentários nas próprias plataformas ou redes sociais.

Aproveite a oportunidade e acesse os sites, faça o percurso que um usuário faria e avalie os prós e os contras e o que vale a pena ter ou não na sua solução.

5. Escolher um software de apostas confiável

É praticamente impossível explicar como criar um site de apostas sem falar sobre o software necessário para montar esse modelo de negócio, concorda?

Na hora de escolher a tecnologia que embasará a sua plataforma de apostas, avalie pontualmente os seguintes critérios:

capacidade de acessos simultâneos;

estabilidade e desempenho;

camadas de segurança adotadas;

dispositivos de prevenção a fraudes;

variedade de tipos de apostas;

possibilidade de incluir novas modalidades de apostas posteriormente;

facilidade de integração de formas e meios de pagamento;

suporte técnico.

Pense também do ponto de vista do usuário, e analise questões como:

facilidade de navegação;

tipo de cadastro exigido para acesso ao site;

percurso para resgate de valores;

modelo de checkout;

proteção dos dados.

Dica de leitura: “Métodos de pagamento: 7 dicas de segurança da informação

6. Pensar no design do site

O software ao qual nos referimos será a parte interna do seu site, por assim dizer. É a infraestrutura que fica invisível aos olhos dos apontadores. Porém, a construção completa desse tipo de plataforma inclui também a parte estética, isto é, o layout.

Para deixá-lo mais atrativo, escolha bem as cores e as fontes (letras), para que se alinhem ao perfil da sua marca e identidade visual escolhida.

Avalie a disposição de cada elemento. Pense na facilidade de uso do site do ponto de vista dos apostadores e aproveite a oportunidade para destacar itens-chave de conversão, como banners com as apostas do momento.

7. Definir o sistema de pagamento para site de apostas

E já que falamos sobre pagamentos, se quer descobrir como criar um site de apostas de sucesso, saiba que essa oferta é essencial para a conversão.

Pense no seguinte: um apostador chegou até a sua plataforma, escolheu o tipo de aposta que fará, preencheu o cadastro, abriu a conta, comprovou a identidade e, na hora de pagar, não encontrou o método de pagamento preferido.

As chances de ele desistir de apostar pelo seu site são altas, concorda? E já pensando mais adiante, as de voltar para tentar usar novamente são ainda menores, para não dizer praticamente inexistentes.

Nunca se esqueça de que a etapa de pagamento é o momento mais delicado nas vendas on-line de qualquer setor. Se considerarmos especificamente o mercado bet digital, no qual as pessoas enviam dinheiro on-line na tentativa de ganhar mais em troca, esse cuidado precisa ser ainda maior.

Afinal, problemas nesse fluxo geram insegurança nos usuários e comprometem seriamente a credibilidade e confiabilidade do site de apostas.

Por outro lado, diversidade na oferta de formas e métodos, checkouts otimizados, rápidos e seguros aprimoram a experiência de pagamento para site de apostas, a jornada dos apostadores e melhoram a imagem da plataforma.

Entenda mais sobre esse tema no o artigo: “Meios de pagamento da Zoop: como melhoram a experiência dos clientes?

8. Criar estratégias de atração e de retenção

Lembra que falamos que a definição da persona era importante para guiar suas estratégias? Pois bem, a partir da descoberta do cliente ideal, fica muito mais fácil criar ações de atração e retenção, isso porque saberá exatamente o que entregar para despertar a atenção e conquistá-los.

Existem vários tipos de conteúdos para este objetivo, a exemplo de peças de marketing digital como:

SEO;

mídia paga (Ads);

inbound marketing;

redes sociais;

e-mail marketing;

vídeos;

marketing de conteúdo.

E aqui vai uma dica: atente-se à regulamentação para site de apostas, que deixa claro que as propagandas não podem ser vinculadas para menores. Avalie também em quais canais divulgá-las, a fim de evitar problemas legais para a sua empresa.

9. Acompanhar mudanças de leis de normas

E o último passo de como criar um site de apostas reforça o primeiro, pois está relacionado às leis e normas vigentes. 

Como as regulamentações costumam ser revistas, ou até mesmo revogadas, de tempos em tempos, é fundamental acompanhar de perto tudo o que acontece nesse setor. Essa é a melhor maneira de garantir que seu site se mantenha em conformidade e reduzir o risco de todo o trabalho anterior ter sido realizado em vão.

Quanto custa para criar um site de apostas?

É difícil precisar quanto custa para criar um site de apostas, pois o resultado considera valores relacionados a:

licença de operação;

desenvolvimento do software;

integração de recursos;

registro de domínio;

hospedagem;

servidor;

plataforma de meio de pagamento;

marketing, entre outros.

Para você ter uma ideia de um investimento inicial, a BetConstruct, reconhecida como a melhor plataforma de apostas esportivas, que oferece mais de 50 produtos de software para esse segmento a partir de € 25 mil — aplicou algo em torno de R$ 140 mil.

Experiência de pagamento para site de apostas: como melhorar?

Como comentamos, o momento do checkout é o mais sensível nas negociações on-line. Por isso, para aumentar a segurança dos apostadores e atrair mais público para a sua plataforma — inclusive usuários recorrentes —, é essencial usar um bom sistema de pagamento para site de apostas. 

E neste ponto, a Zoop pode te ajudar!

A Zoop é uma empresa com soluções financeiras voltadas para modelos de negócio de diversos mercados, incluindo o bet.

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Por Redação

Foto: Zoop Blog / Reprodução Zoop Blog

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