Outros posts

Brasília tem histórico de atos de extremismo político; relembre os casos

Lista tem até sequestro de um avião de passageiros para que fosse arremessado...

A sequência de explosões que isolou a Praça dos Três Poderes na noite do último dia 13 entra para a lista de incidentes que trouxeram pânico à capital federal na história recente do país. Nessa relação estão desde o sequestro de um avião de passageiros para que fosse arremessado contra o Palácio do Planalto (nos mesmos moldes dos ataques terroristas ao World Trade Center, em Nova York, em 11 de setembro de 2001, no qual morreram 2.996 pessoas) à balbúrdia na noite de 12 de dezembro de 2022 — quando tentaram invadir a sede da Polícia Federal e jogar um ônibus de um viaduto no centro da capital, além da tentativa de subir a rampa da sede do governo federal com um coletivo roubado na rodoviária do Plano Piloto. Eis a lista.

Sequestro do voo 375

Em 29 de setembro de 1988, Raimundo Nonato Alves da Conceição, desempregado e endividado, sequestrou um Boeing 737 da extinta Vasp durante um voo entre Porto Velho e o Rio de Janeiro. Armado com um revólver, ele exigiu que o avião fosse jogado contra o Palácio do Planalto, em Brasília, em retaliação ao governo do então presidente José Sarney, a quem culpava por sua situação financeira.

O copiloto Salvador Evangelista foi morto com um tiro na cabeça, mas o comandante Fernando Murilo de Lima e Silva permaneceu calmo e conduziu o avião sobre Brasília, sem permitir que o sequestrador localizasse o Palácio. Enquanto dois caças da Força Aérea monitoravam a aeronave, o piloto, ciente do pouco combustível, executou uma manobra aérea para imobilizar o sequestrador, que bateu a cabeça e perdeu a consciência.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp