27.5 C
Brasília
quinta-feira, abril 24, 2025

Outros posts

Análise: Trump dobra a aposta contra a China e causa pânico nos mercados

Na conversa com jornalistas na Casa Branca, estabeleceu um horário: a China tem...

Na conversa com jornalistas na Casa Branca, estabeleceu um horário: a China tem até o meio-dia de amanhã para recuar. É um ultimato que fará desta terça-feira um dia de pânico nos mercados financeiros. Uma guerra comercial generalizada é temida por governos e empresas porque pode provocar uma onda inflacionária mundial, com aumento de matérias-primas, bens de consumo e serviços.

Teme-se um período de recessão econômica sem que se saiba como e quando se sairá dela. A retaliação chinesa mirou as empresas de tecnologia dos Estados Unidos, ao aumentar o controle sobre a exportação de terras raras para os EUA. Samário, gadolínio, térbio, disprósio, lutécio, escândio e ítrio são matérias-primas utilizadas na fabricação de chips para celulares, computadores, cartões e outros produtos tecnológicos.

Na sexta-feira, Alphabet (dona do Google), Amazon, Apple, Meta, Microsoft, Nvidia e Tesla, as gigantes da tecnologia, já acumulavam perdas de US$ 1,8 trilhão. Ao todo, empresas listadas no mercado norte-americano perderam US$ 6 trilhões em valor de mercado em apenas dois dias.

Por Luiz Carlos Azedo do Correio Braziliense

Foto: Win McNamee/Getty Images/AFP / Reprodução Correio Braziliense

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp