Outros posts

Secretaria de Esporte e Lazer é definida como executora das ações de Brasília como sede da Copa do Mundo Feminina de 2027 

O Governo do Distrito Federal (GDF) designou a Secretaria de Esporte e Lazer...

O Governo do Distrito Federal (GDF) designou a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL-DF) como responsável pela execução e supervisão de todas as ações necessárias à realização da Copa do Mundo Feminina de futebol, em 2027, no âmbito do Distrito Federal. A determinação está prevista no decreto nº 47.809/2025, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça-feira (14).

De acordo com o texto, a SEL atuará em articulação com os demais órgãos e entidades do GDF, observando as diretrizes estabelecidas pelo Comitê Intersetorial de Coordenação da Copa do Mundo Feminina de 2027 — Brasília, criado pelo mesmo decreto. O comitê será responsável por planejar, integrar e acompanhar todas as ações governamentais voltadas à realização do evento na capital, que será uma das cidades-sede, ao lado de Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Salvador e Porto Alegre.

“A Secretaria de Esporte e Lazer terá um papel estratégico, liderando a execução das ações e garantindo que Brasília esteja plenamente preparada para receber a Copa do Mundo Feminina da FIFA. Nosso objetivo é entregar um evento histórico e fortalecer o legado esportivo e social para a cidade”, afirmou o secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira.

Entre as atribuições do comitê estão a coordenação de obras e serviços públicos vinculados ao evento, a promoção de ações de segurança, mobilidade, saúde, acessibilidade e meio ambiente, além do acolhimento de turistas e delegações. O grupo também fomentará iniciativas nas áreas de cultura, turismo, lazer e economia criativa, reforçando o protagonismo de Brasília como Capital do Esporte.

A Casa Civil do Distrito Federal exercerá a coordenação geral do comitê, que reunirá representantes de 12 secretarias, incluindo Economia, Governo, Comunicação, Segurança Pública, Transporte e Mobilidade, Justiça e Cidadania, Turismo, Mulher, e Cultura e Economia Criativa. A Arena BRB Mané Garrincha também poderá ser convidada a participar das atividades do grupo, dada sua relevância estratégica na gestão do Estádio Nacional.

“A Copa do Mundo Feminina é uma oportunidade única para o Distrito Federal reafirmar sua capacidade de sediar grandes eventos esportivos e valorizar o futebol feminino, inspirando meninas e mulheres em todo o país”, completou Renato Junqueira.

O torneio será disputado entre 24 de junho e 25 de julho de 2027. A criação do comitê marca o início dos preparativos para que a capital federal esteja pronta para receber um dos maiores eventos esportivos do planeta.

*Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SEL-DF)

Por Revista Plano B

Fonte Agência Brasília

Foto: Lívia Villas Boas/CBF

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp