A Polícia Militar do Distrito Federal deflagrou, na quinta-feira (17), mais uma edição da operação Força Total – Polícias Militares a Serviço do Brasil, iniciativa coordenada nacionalmente pelo Conselho Nacional de Comandantes-Gerais de Polícia Militar (CNCGPM) e executada de forma integrada pelas polícias militares em todo o país.
A operação, implantada na praça da área especial da Cidade Estrutural, tem como objetivo ampliar a sensação de segurança da população, por meio do reforço do policiamento ostensivo e da intensificação de ações preventivas. No Distrito Federal, as equipes da PMDF atuam tendo como foco as regiões do Guará, Estrutural, Núcleo Bandeirante e Riacho Fundo II, localidades sob responsabilidade do 2º Comando de Policiamento Regional (CPR).
Entre as ações previstas, destacam-se o aumento do patrulhamento em áreas sensíveis e a execução de abordagens, bloqueios viários e fiscalizações direcionadas à prevenção de crimes como furtos, roubos e o tráfico de entorpecentes. O planejamento operacional contempla também o fortalecimento da presença policial visível, contribuindo para a dissuasão de delitos e o fortalecimento da confiança da comunidade nas forças de segurança pública.
“Nosso objetivo é que o cidadão sinta a presença constante da PMDF nas cidades, como uma força atuante e comprometida com a ordem e a tranquilidade social”, ressaltou o tenente-coronel Miranda, comandante do 15º Batalhão da PMDF.
A expectativa é que a operação contribua para a redução dos índices criminais, ao mesmo tempo que fortalece o vínculo entre a Polícia Militar e a sociedade. A corporação reforça que a participação ativa da população é essencial nesse processo e incentiva que denúncias e informações relevantes sejam encaminhadas por meio do telefone de emergência 190.
*Com informações da PMDF
Por Revista Plano B
Fonte Agência Brasília
Foto: Divulgação/PMDF