Escritores e escritoras do DF, agentes culturais e população em geral participam, nesta quinta-feira (18/5), da Comissão Geral que vai discutir o projeto de lei que institui o programa de valorização da escritora e do escritor brasilienses e de incentivo à difusão de suas obras literárias. A iniciativa é do Deputado Distrital Ricardo Vale (PT) que, entre outras ações do mandato, busca estratégias de fortalecimento da cultura local.
Conforme a proposta, será criado um cadastro de autores que deve ser atualizado regularmente. Essa identificação vai permitir que órgãos de cultura possam mapear a produção literária do DF e promover iniciativas de divulgação dessas obras. “Nosso mandato está comprometido com uma cultura de paz e, por isso, apresentamos propostas de fortalecimento da cultura. Nossos jovens e estudantes precisam conhecer a riqueza da literatura das cidades”, destaca o distrital.
O PL prevê ações destinadas às escolas e bibliotecas públicas para a formação de novos leitores. No projeto, também estão previstas ações específicas de divulgação, como a realização de eventos, concursos e editais específicos para incentivar novas publicações dos escritores e escritoras. Participam do debate lideranças de academias regionais de letras, além de representantes da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Secec) e do Conselho Nacional de Política Cultural.
Por Comunicação Ricardo Vale (PT)
Foto: Reprodução Comunicação Ricardo Vale (PT)