Uma cena da novela “Volta por Cima”, exibida na noite de sexta-feira (18), chamou a atenção do público ao trazer para compor a trama um sinal usado como alerta para violência contra a mulher.
No episódio, a personagem Roxelle (Isadora Cruz), mantida em cativeiro por Gerson (Enrique Diaz), tenta sair da situação ao se comunicar com três mulheres apenas com um gesto feito com a mão. No momento do ocorrido, os dois estão jantando em um restaurante quando a mulher pede para ir ao banheiro.
Gerson a acompanha até o local e ela finge esbarram em uma mesa onde estão sentadas as mulheres.
Depois de pedir desculpas a elas, ela se dirige com o homem até o banheiro e, de costas, faz o sinal de alerta: abrir a palma da mão, colocar o polegar dobrado no centro e fechar os dedos.
O sinal foi criado pela ONG de proteção a mulheres Canadian Women’s Foundation e visa ajudar quem vive em situação de violência.
O plano de Roxelle dá certo e as mulheres presentes no local acionam o gerente, que, por sua vez, chama a polícia.
“Com licença. Nós recebemos uma denúncia de que há uma mulher em situação de risco aqui, precisando de ajuda. O gerente disse que é a sua acompanhante”, diz a policia a Gerson.
O homem tenta pedir para Roxelle dizer que está tudo bem, mas a mesma aproveita a oportunidade:
“Ele tá me mantendo coagida nesse restaurante! Pior! Até ontem, ele me deixou em cárcere privado. No haras da família, num quartinho! Sem falar que ele tirou o meu celular, pra me deixar incomunicável, afastada da minha família e dos meus amigos”, responde.
Pela web, internautas exaltaram a cena e enfatizara a importância que ela pode ter para informas as pessoas.
Por Nicoly Bastos da CNN
Foto: Reprodução/ Globoplay / Reprodução CNN Brasil