Nesta terça-feira (11), representantes do Governo do Distrito Federal (GDF) e das forças de segurança da capital participaram de mais uma visita técnica para ajustar os últimos detalhes da reabertura do Autódromo Internacional de Brasília, marcada para o dia 30 de novembro, com uma etapa da Stock Car. A corrida marca o retorno da capital ao calendário nacional do automobilismo.
A reunião contou com equipes da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Polícia Militar (PMDF), Polícia Civil (PCDF), Corpo de Bombeiros (CBMDF), Departamento de Trânsito (Detran-DF), Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde (SES-DF), Secretaria das Cidades (Secid) e Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap).
Segundo o Superintendente do BRB Autódromo, Fernando Distretti, o objetivo foi definir os fluxos de acesso, rotas de autoridades, áreas de camarotes e espaços destinados ao público. “A visita técnica foi essencial para ajustar o fluxo do público e o posicionamento das áreas. O próximo passo agora é finalizar a parte estrutural com a criação dos camarotes e boxes para receber a população. Depois de mais de uma década sem eventos, o autódromo volta renovado. A expectativa é muito alta”, afirmou o superintendente.
O tenente-coronel Maximiliano Marinho, coordenador de eventos e atividades especiais da Secretaria de Segurança Pública (SSP), explicou que o encontro foi um desdobramento da reunião realizada na própria secretaria. “São muitos pontos, desde a logística para receber cerca de 30 mil pessoas até detalhes sobre acessos, circulação de veículos, áreas exclusivas para pedestres e pessoas com deficiência. Brasília merece um evento dessa magnitude. Será um espetáculo tanto para os pilotos quanto para o público”, garantiu o tenente-coronel.
Reta final
Inaugurado em 1974, o Autódromo Internacional de Brasília já sediou provas históricas, como uma etapa extra da Fórmula 1 vencida por Emerson Fittipaldi, além de corridas de Fórmula 3, Gran Turismo, Fórmula Truck, Stock Car e motociclismo. O circuito, projetado pelo engenheiro Samuel Dias e construído pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), é conhecido pela ampla visibilidade de toda a pista.
A reforma do autódromo modernizou o traçado e a infraestrutura, permitindo corridas de várias categorias. O circuito mantém o formato original, mas ganhou áreas de escape, nova drenagem, reforço na segurança e espaço para arquibancadas temporárias. A pista tem 5.384 metros de extensão, com 16 curvas — sendo nove à direita e sete à esquerda — e três retas principais, a maior com 803 metros, a de largada com 614 metros e a reta oposta com 502 metros.
Por Revista Plano B
Fonte Agência Brasília
Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília







