As viagens românticas seguem sendo um dos programas mais valorizados pelos brasileiros. Uma pesquisa global da Booking.com –plataforma de reservas de hospedagens, voos e outros serviços de turismo– mostrou que 47% dos viajantes do Brasil pretendem fazer pelo menos uma viagem de lazer em 2025 ao lado de um parceiro ou parceira. Esse interesse não é novidade: em 2024, 51% já tinham feito esse tipo de viagem.
O desejo de viajar junto com quem se ama aparece em todas as gerações: 51% da Geração Z, 53% dos Millennials e 46% da Geração X embarcaram com um par no último ano. Entre os brasileiros que moram com a pessoa amada, o número é ainda maior: 82% viajaram juntos pelo menos uma vez —mostrando que o turismo a dois segue em alta, principalmente entre quem divide a rotina.
Além de serem momentos especiais, essas viagens também têm um significado emocional. Para 58% dos brasileiros, viajar em casal é uma forma de comemorar datas marcantes, como aniversários e datas do relacionamento. Claro que nem sempre tudo sai como o esperado: entre os casais que viajaram em 2024, os principais motivos de divergência foram a escolha da data (27%), o ritmo da viagem (25%), os interesses diferentes (23%) e o destino (22%).
Viagens românticas e “destination weddings
A pesquisa também mostrou que os chamados “destination weddings” — casamentos realizados fora da cidade de origem — estão ganhando espaço. Em 2024, 47% dos brasileiros que viajaram para eventos participaram de cerimônias em outras cidades. Esse número se mantém entre Millennials e Geração Z, e chega a 49% entre a Geração X.
O Brasil, inclusive, está entre os cinco países com maior participação nesse tipo de viagem, à frente de lugares como Reino Unido (40%), Estados Unidos (41%) e Argentina (29%).
E não é só pelo evento em si: para 31% dos entrevistados, o fato de ser um casamento em outro destino foi um dos principais motivos para a viagem. Entre os fatores que mais pesaram na decisão estão o desejo de celebrar com o casal (77%), a oportunidade de rever pessoas queridas (59%) e a chance de aproveitar uns dias de descanso ao redor da cerimônia (34%). Além disso, 33% participaram de eventos pré-casamento, como despedidas de solteiro(a), e 59% tiveram algum papel na cerimônia, como padrinhos, madrinhas ou outras funções.
Por Márcio Diniz
Foto: oksix/iStock / Reprodução Catraca Livre