Outros posts

Veja 5 dicas para recuperar o foco na era da distração, segundo estudo

Estudos recentes mostram que uma pessoa consegue manter o foco por apenas oito segundos....

Estudos recentes mostram que uma pessoa consegue manter o foco por apenas oito segundos. Em outras palavras, a capacidade média de atenção tem durado o tempo de ler algumas frases ou ver uma rápida cena na TV antes de a distração voltar.

Uma nova pesquisa descobriu que os principais culpados por essa tendência são o estresse e a ansiedade (43%), além da falta de sono (39%) e dos dispositivos digitais (35%), como celular, tablet e notebooks.

O trabalho foi realizado com mil adultos norte-americanos pela Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, e divulgado nesta segunda-feira (30). A pesquisa descobriu que entre os outros fatores que contribuem para a falta de atenção estão o tédio ou a falta de interesse (31%), multitarefas (23%), falta de atividade física (21%), má alimentação/hidratação (20%) e condições médicas como Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) (18%).

Do total de participantes, apenas 25% disseram não ter problemas com a capacidade de atenção. “O estresse, a ruminação e o pensamento repetitivo sobre as coisas podem certamente afetar a capacidade de atenção e a capacidade de concentração”, afirma Evita Singh, médica psiquiatra do Departamento de Psiquiatria e Saúde Comportamental da Universidade Estadual de Ohio, e uma das autoras do estudo, em comunicado.

“Muitas vezes, quando os pacientes vêm me consultar, estão preocupados com a capacidade de concentração, e há uma boa chance de que isso acabe sendo devido ao estresse excessivo ou à ansiedade. Então, trabalhamos para tratar isso”, completa.

Pesquisadora cria estratégia em 5 passos para recuperar o foco

Diante dos achados do estudo, Singh e sua equipe desenvolveram uma estratégia em cinco passos para recuperar o foco. Em inglês, o método foi chamado de “Take Five”. Veja a seguir:

  1. Faça pausas frequentes;
  2. Envolva-se ativamente na tarefa que você está realizando no momento;
  3. Mantenha as distrações ao mínimo;
  4. Elimine a multitarefa, ou seja, fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo;
  5. Ao se perceber distraído, tire cinco minutos para respirar e se concentrar novamente.

Se a estratégia não funcionar e a falta de atenção estiver impactando negativamente na vida cotidiana, Singh incentiva as pessoas a procurar ajuda de um profissional de saúde mental.

“Há muitas coisas diferentes que podem levar à dificuldade de nos concentrarmos ou à dificuldade de atenção”, diz Singh. “Mas ser capaz de reconhecer que, ao mesmo tempo em que nos damos conta de que não precisamos estar ‘ligados’ e focados 100% do tempo, também é muito importante”.

Por Revista Plano B

Fonte CNN Brasil

Foto: Drazen Zigic/GettyImages

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp