Após a Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) formar maioria nesta sexta-feira (7) para manter a condenação de Jair Bolsonaro (PL), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse à CNN que o julgamento é uma “farsa”.
O filho mais velho do ex-presidente afirmou ainda que o resultado já era conhecido antes mesmo do julgamento.
“Uma farsa em que já se sabe o resultado final antes mesmo de o processo começar, não pelo que está nos autos, mas em função de quem está julgando”, disse o senador à CNN.
Na iminência de uma prisão do ex-presidente em regime fechado, Flávio disse esperar “bom senso” para que Bolsonaro permaneça em casa, onde está preso desde agosto.
“Já que ele foi condenado sem ter feito absolutamente nada de errado, o mínimo que se espera é bom senso e que ele fique em casa”, afirmou.
Flávio disse ainda ver uma “vingança pessoal e insana” do ministro Alexandre de Moraes contra o pai.
Segundo o senador, se fosse o ex-presidente Michel Temer (MDB), o tratamento seria diferente. Foi Temer quem indicou Moraes, seu então ministro da Justiça, ao STF.
“Trata-se de uma vingança pessoal e insana, sem nenhuma justificativa. Se fosse com o ex-presidente Temer, ele jamais faria o que está fazendo com Bolsonaro. É público e notório que Bolsonaro precisa de cuidados médicos permanentes e, às vezes, imediatos. Como todos sabem disso, inclusive o ditador, só posso concluir que ele quer que Bolsonaro morra”, disse Flávio.
À CNN, o senador disse que “não vão calar Bolsonaro nunca”.
“Condenar o maior líder da direita na mão grande, num processo ilegal em que as provas atestam a sua inocência, é o sepultamento da democracia”, reagiu o senador.
Com os votos dos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin, a Primeira Turma formou maioria nesta sexta-feira (7) para rejeitar o recurso de Bolsonaro e manter a condenação de 27 anos e três meses de prisão por liderar a tentativa de golpe de Estado.
Dino e Zanin seguiram o entendimento do relator, Moraes, de que todos os argumentos dos advogados já haviam sido discutidos pela Primeira Turma, seja na análise das preliminares ou no mérito do julgamento.
Os ministros também julgam recursos apresentados pelas defesas de Alexandre Ramagem, Almir Garnier, Anderson Torres, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Souza Braga Netto. O colegiado já tem maioria para negar os recursos deles também.
A CNN procurou o STF para saber se o ministro Alexandre de Moraes quer comentar as declarações do senador Flávio Bolsonaro e aguarda retorno.
Por Revista Plano B
Fonte CNN Brasil
Foto: Andressa Anholete/Agência Senado







