20.5 C
Brasília
sábado, abril 19, 2025

Outros posts

Trigêmeos conquistam ouro na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

Uma vitória em família. Três irmãos do Centro de Ensino Fundamental (CEF) Polivalente,...

Uma vitória em família. Três irmãos do Centro de Ensino Fundamental (CEF) Polivalente, na 913 Sul, conquistaram medalhas de ouro na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2024. A competição foi realizada de 7 e 12 de outubro, no Sesi Lab com os 27 primeiros classificados dos estados e do Distrito Federal. O desempenho dos estudantes garantiu à escola o título de campeã da Capital na competição.

Os trigêmeos Pedro, Thiago e Bethania Januário Pereira, de 14 anos, têm motivações distintas para participar das olimpíadas científicas. Pedro, o primeiro a se envolver nessas disputas, busca constantemente a superação pessoal. “Tenho que conquistar alguma medalha, alguma coisa, para vencer. Quero melhorar a cada ano que participo das olimpíadas”, conta o estudante, que acabou incentivando os irmãos a seguirem o mesmo caminho.

Thiago Januário vê sua participação na competição com foco no futuro profissional. “Acho que vai ajudar no meu futuro, para eu conseguir um emprego e entrar numa faculdade pública.” Já a irmã Bethania destaca o valor intelectual do desafio: “As provas são difíceis, mas boas. Elas podem abrir portas em várias áreas e ajudar na carreira que eu escolher.”

A ONEE é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com coordenação da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE) e participação das concessionárias distribuidoras de energia que atuam no país. A competição tem como objetivo disseminar informações sobre o uso racional da energia elétrica e contribuir para a formação de consumidores conscientes.

Iniciativas como a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética são fundamentais para fortalecer o aprendizado e incentivar a participação dos estudantes em temas relevantes para a sociedade.

Escola premiada

O desempenho do CEF Polivalente na ONEE 2024 foi além das três medalhas de ouro, incluindo também duas de prata e duas de bronze. A escola, inaugurada em 11 de março de 1974, é conhecida por sua excelência acadêmica e tradição em competições científicas.

No ano passado, a unidade também destacou em outras olimpíadas científicas. Na Olimpíada de Matemática do Distrito Federal (OMDF), por exemplo, o CEF Polivalente conquistou o título de Escola Campeã do DF, somando três medalhas de ouro, cinco de prata e 12 de bronze. Já na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), alcançou excelentes resultados, com quatro medalhas de ouro, quatro de prata e duas de bronze.

A diretora Áurea Satomi destaca que o envolvimento da escola nas olimpíadas científicas vem crescendo ao longo dos anos. “Quando cheguei aqui, já existia a tradição de participação na Olimpíada de Matemática. Em 2019, começamos a participar da Olimpíada de Ciências e, a partir daí, ampliamos nossa presença em diversas competições”, explica.

Destaque na OBMEP

O destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) foi ainda mais expressivo, com uma medalha de ouro e uma de bronze em nível nacional. Na etapa do DF da OBMEP, a escola conquistou, no nível 1, uma medalha de ouro, uma de prata e duas de bronze; e, no nível 2, sete medalhas de bronze.

A gestora ressalta ainda a importância do trabalho conjunto entre direção e professores. “Todo início de ano, trabalho por meio de grupos de WhatsApp com os professores regentes de cada olimpíada, compartilhando regulamentos e materiais. Neste ano, conseguimos avançar ainda mais com o professor Dilmo, que montou uma turma no contraturno para dar aulas específicas para a OBMEP.”

*Com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Por Agência Brasília

Foto: Jotta Casttro/SEEDF / Reprodução Agência Brasília

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp