terça-feira, 18 de junho de 2024
publicidade publicidade

Tradicional maratona volta para comemorar o aniversário de Brasília

Após 25 anos, a prova olímpica retorna às ruas da capital federal no dia em que a cidade completa 63 anos

Para comemorar os 63 anos de Brasília, que será celebrado no próximo dia 21 de abril (dia da corrida), a tradicional Maratona de Brasília – prova de 42,195 km – está de volta ao calendário esportivo do Distrito Federal depois de 25 anos. A competição, uma modalidade olímpica que é promovida na cidade pelo jornal Correio Braziliense, tem o apoio institucional do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.

“Costumo dizer que Brasília é a capital do esporte. Temos vôlei, basquete e futsal na primeira divisão. E as corridas de rua também fazem parte desse rol de esportes que engrandecem a cidade. A maratona chega para reafirmar que o esporte precisa, sim, receber investimento”Julio Cesar Ribeiro, secretário de Esporte e Lazer

Além da prova olímpica, o evento conta com corridas paralelas menores, com trajetos de 10km e 5km. Ao todo, serão disponibilizadas 2 mil vagas e as inscrições podem ser feitas no site centraldacorrida.com.br. A idade mínima para participação na maratona é de 20 anos e, para as provas de 10km e 5km, é de, pelo menos, 16 anos. Poderão participar corredores de todas as regiões. O evento também inclui categoria para pessoa com deficiência.

Para o secretário de Esporte e Lazer do Distrito Federal, Julio Cesar Ribeiro, a maratona vai embelezar o aniversário da cidade. “A iniciativa do Correio é muito importante. Costumo dizer que Brasília é a capital do esporte. Temos vôlei, basquete e futsal na primeira divisão. E as corridas de rua também fazem parte desse rol de esportes que engrandecem a cidade. A maratona chega para reafirmar que o esporte precisa, sim, receber investimento”, aponta.

A largada acontecerá às 7h, no estacionamento do Complexo Cultural Funarte, no Eixo Monumental. O percurso da prova de 42,195 km passará pelos dois sentidos do Eixo Monumental, cruzará os eixos Sul e Norte e voltará ao centro da capital no acesso à Igreja Rainha da Paz, até terminar no estacionamento da Funarte.

Julio Cesar Ribeiro afirma que o objetivo do GDF  é transformar a prova em um evento anual, e já garante que a tradicional Corrida de Reis será retomada em 2024, após quatro anos sem sua realização. “As iniciativas são apenas o início das políticas públicas voltadas ao esporte. A agenda esportiva não vai parar. Todos os finais de semana teremos modalidades se destacando por Brasília”, ressaltou.

*Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer do DF

Por Agência Brasília

Foto: Reprodução Agita Brasília

Posts relacionados