Taylor Swift está em sua fase mulher madura.
Embora sua base de fãs mais jovem, de pré-adolescentes e adolescentes, seja frequentemente celebrada, a realidade é que a superestrela pop que cresceu sob os holofotes agora tem 35 anos, está noiva e completamente apaixonada.
Ela também está – claramente – aproveitando o amor de seu noivo jogador profissional de futebol americano, Travis Kelce. Sabemos disso graças ao seu novo álbum, “The Life of a Showgirl”. A coletânea de 12 faixas de músicas pop descontraídas e baladas narrativas apresenta Swift compartilhando – às vezes até demais – sobre sua vida e sentimentos.
Há muitas especulações sobre o significado das músicas em seu 12º álbum, então vamos dar uma olhada mais detalhada, faixa por faixa:
“The Fate of Ophelia”
É típico de Swift pegar uma história trágica shakespeariana e transformá-la em uma história de amor e triunfo.
Em “Hamlet” de Shakespeare, Ophelia é incapaz de se comunicar e se afoga, incompreendida. Com sua música, Swift parece indicar que Kelce a salvou de um destino semelhante.
“E se você nunca tivesse vindo me buscar/ Eu poderia ter me afogado na melancolia”, ela canta.
“Elizabeth Taylor”
Pontos extras pela letra “Todos os meus diamantes brancos e amores são para sempre”, considerando que a lendária Elizabeth Taylor tinha um perfume chamado “White Diamonds”. A falecida atriz era, é claro, famosa por seus casos de amor.
Swift sempre escreveu sobre questões do coração. Nesta faixa, ela parece implorar a Kelce para ser “o escolhido“. “E se suas cartas algum dia dissessem “Adeus”/ Eu choraria meus olhos violeta, Elizabeth Taylor/ Me diga de verdade, você acha que é para sempre?”, ela canta.
A atriz vencedora do Oscar era famosa por seus impressionantes olhos de tom violeta. A música também pode ser uma declaração sobre ser uma mulher famosa no entretenimento e o escrutínio que isso pode trazer.
“Opalite”
Não deveria ser surpresa a esta altura que a pedra de nascimento de Kelce é uma opala. Ele disse durante sua participação no podcast “New Heights” que esta faixa é sua favorita do álbum. Agora sabemos por quê.
“Eu tinha o mau hábito de sentir falta de amores passados/ Meu irmão costumava chamar isso de “Comer lixo””, Swift canta, preparando seu refrão. “Está tudo bem/ Você estava dançando entre os relâmpagos/ Insone na noite de ônix/ Mas agora o céu está opalino.” É uma homenagem a encontrar sua pessoa especial.
“Father Figure”
Esta música incorpora elementos do hit homônimo de George Michael de 1987. Acredita-se que a versão de Swift seja direcionada a Scott Borchetta, diretor de sua antiga gravadora, e Scooter Braun, que adquiriu a empresa em 2019 e desencadeou uma famosa batalha pelo catálogo musical de Swift – que ela posteriormente readquiriu.
O espólio de Michael não se opôs e publicou um comunicado em sua página oficial no Facebook. “Ficamos encantados quando Taylor Swift e sua equipe nos procuraram no início deste ano sobre a incorporação de uma interpolação da música clássica “Father Figure” de George Michael em uma nova música com o mesmo título para seu próximo álbum”, diz o comunicado. “Quando ouvimos a faixa, não hesitamos em concordar com essa associação entre dois grandes artistas e sabemos que George teria sentido o mesmo.”
“Eldest Daughter”
Um dos pontos fortes de Swift é sua capacidade de cativar seu público com letras que parecem entradas de um diário pessoal. É o que acontece com sua vulnerabilidade nesta música.
“Todo mundo é tão punk na internet/Todos são indiferentes até não serem mais/Toda piada é só trollagem e memes/Por mais triste que pareça, apatia está na moda”, ela canta nos versos iniciais. Swift nos lembra que as estrelas também são pessoas com sentimentos.
“Ruin the Friendship”
Sim, havia especulações de que esta música seria sobre sua amizade com a atriz Blake Lively, mas acabou sendo algo muito mais triste. A letra mostra Swift relembrando uma paixão da escola, sobre quem sua melhor amiga da vida real, Abigail Anderson, liga para informar que faleceu.
A música é uma reflexão nostálgica sobre o que poderia ter sido. “Deveria ter te beijado mesmo assim”, canta Swift.
“Actually Romantic”
Aqui é necessário um pouco de contexto. Mesmo antes do lançamento do álbum, havia especulações de que esta seria uma música de provocação direcionada à artista Charli XCX, que foi artista de abertura da Reputation Stadium Tour de Swift em 2018 e também se apresentou como convidada durante “The 1989 World Tour.”
Charli XCX tem um single chamado “Sympathy is a knife”, que muitos interpretaram como sendo sobre Swift. Parece que Swift também pensou o mesmo.
Esta faixa, que pode ou não ser uma referência ao single de Charli XCX do ano passado, “Everything is romantic”, parece ser a resposta de Swift. “Ouvi você me chamar de “Barbie Sem Graça” quando a coca te deixou corajoso/ Cumprimentou meu ex e depois disse que ficou feliz que ele me ignorou/ Escreveu uma música dizendo que fica enjoado de ver meu rosto/ Algumas pessoas podem ficar ofendidas”, canta Swift.
O “ex” mencionado seria Matty Healy, da banda The 1975, que teve um breve relacionamento com Swift no início de 2023. Ele agora está noivo de Gabbriette Bechtel. Ambos são amigos de Charli XCX. Além disso, Charli XCX é casada com George Daniel, colega de banda de Healy.
“Wi$h Li$t”
Estamos longe de terminar com o amor por Kelce. Aqui Swift parece estar sonhando com uma vida nos subúrbios com ele, cantando “Só quero você, huh/ Ter alguns filhos, fazer todo o quarteirão parecer com você” e “Me fazendo sonhar com uma garagem com uma cesta de basquete.” Vale lembrar que este álbum foi gravado antes do noivado deles em agosto de 2025, então parece que ela pode estar realizando seu desejo.
“Wood”
Quase certeza que ninguém esperava Swift incluir uma música com insinuações sobre as partes íntimas de Kelce, mas aqui estamos. Há várias piscadelas na música, com referências a “madeira”, “pedra dura”, “varinha mágica” e o explícito “novos patamares de masculinidade”. Pode-se dizer que Kelce deve ter movimentos impressionantes fora do campo.
“Cancelled”
Swift já havia abordado a cultura do cancelamento antes, e esta parece ser uma continuação do que ela aparentemente vê como a parte menos agradável de ser uma estrela.
Desta vez, ela nos deixa saber que não está sozinha quando canta “Ainda bem que gosto dos meus amigos cancelados” e “Bem-vindo ao meu submundo/Onde fica bem escuro/Pelo menos você sabe exatamente quem são seus amigos/ São aqueles com cicatrizes combinando.
“Honey”
Outro superpoder de Swift é sua capacidade de ser conectar com o público. Esta música captura perfeitamente a sensação de como uma única palavra, que deveria ser carinhosa, soa diferente quando vem da “pessoa certa” em comparação com a pessoa errada.
Muitas mulheres, em particular, podem se identificar. Parece mais uma conquista para Kelce quando Swift canta “Mas você tocou meu rosto/Redefiniu todos aqueles momentos tristes/Quando você diz “querida”.
“The Life Of A Show Girl”
Embora esta música pareça uma passagem de bastão, pode-se ter certeza de que Swift não está indo a lugar algum. A faixa-título do álbum mostra Swift e sua protegida, a também estrela pop Sabrina Carpenter, refletindo sobre os altos e baixos da fama.
Então, enquanto Swift canta sobre encontrar a artista após a apresentação e ouvir “Ei, obrigada pelo lindo buquê/Você é mais doce que um pêssego/Mas você não conhece a vida de uma artista, querida”, ela também nos deixa saber que está ciente de sua posição no topo. “Agora sou imortal”, ela canta.
Para uma mulher que move economias inteiras e consegue atrair multidões a uma loja para comprar cópias físicas de seu álbum à meia-noite, ela não está errada.
Por Revista Plano B
Fonte CNN Brasil
Foto: Instagram/ Taylor Swift