Alerta de spoiler: o texto a seguir contém spoilers do Volume 2 da 5ª temporada de “Stranger Things”.
Os episódios do Volume 2 da última temporada de “Stranger Things” chegaram trazendo revelações e respostas para muitas perguntas que se acumularam ao longo dos quase 10 anos desde que o primeiro Demogorgon pisou em Hawkins.
Como explicou Dustin (Gaten Matarazzo), tudo o que nós pensávamos que sabíamos sobre o Mundo Invertido estava errado.
Após encontrar os cadernos e anotações do Dr. Brenner (Matthew Modine), o personagem descobre que o Mundo Invertido não é uma outra dimensão, mas sim um buraco de minhoca.
Ou seja, é uma espécie de “atalho” ou “ponte” que liga o nosso mundo à outra dimensão alternativa, apelidada por Dustin de “Abismo”, em mais uma referência ao jogo Dungeons & Dragons.
Entenda a diferença entre o Mundo Invertido e o Abismo em “Stranger Things”
Nós já vimos o Abismo antes em tela, mesmo que o local ainda não tivesse um nome. Este espaço rochoso e avermelhado se trata de outra dimensão. É lá que residem os monstros vistos na série, desde o Demogorgon até o Devorador de Mentes, e é para lá que Vecna levou as crianças raptadas para consumar seu plano.

Ainda criança, Eleven (Millie Bobby Brown) baniu Henry para esta segunda dimensão depois da briga entre os dois no Laboratório de Hawkins. Foi no Abismo que o jovem evoluiu e se tornou o vilão Vecna.
Conforme Dustin explica na série, o Abismo e seus monstros teriam continuado longe da Terra, se o Dr. Brenner não tivesse obrigado Eleven a encontrar a localização atual de Henry/Vecna.
Quando ela fez contato remoto e localizou Vecna no Abismo, Eleven acabou criando sem querer uma “ponte” entre a nossa realidade e essa dimensão paralela: o Mundo Invertido. Desde então, Vecna e os outros monstros têm usado o Mundo Invertido como uma passagem para acessar Hawkins.
O plano do vilão é chocar o Abismo contra a Terra, de maneira que as duas dimensões se misturem e se tornem uma só.
A ilustração abaixo representa um buraco de minhoca ligando dois pontos distantes do universo. Na série, o Abismo seria o plano de cima, Hawkins seria o plano de baixo e o Mundo Invertido seria o túnel conectando essas duas dimensões.

Por Revista Plano B
Fonte CNN Brasil
Foto: Netflix







