A reforma urbana dos setores hoteleiros Sul (SHS) e Norte (SHN), áreas centrais e estratégicas do Distrito Federal, acaba de dar um passo importante. A Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF) lançou edital de licitação para contratação de empresa especializada na elaboração dos projetos que irão transformar essas duas áreas.
Com valor estimado de R$ 958.137,94, a contratação prevê a elaboração de estudos preliminares, projeto básico e executivo, planejamento da obra e manual de manutenção para uma área de aproximadamente 426 mil m² no coração de Brasília. Os serviços seguirão as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), além das diretrizes estabelecidas pela SODF.
O modelo de reforma a ser adotado será o mesmo já implementado com sucesso no Setor Hospitalar Sul, na W3 Sul, no Setor de Rádio e TV Sul e no Setor Comercial Sul, que passou por ampla transformação com foco na melhoria da mobilidade e da acessibilidade urbana. Estão previstas intervenções como calçadas acessíveis, reorganização dos estacionamentos, paisagismo, iluminação pública eficiente e outros aprimoramentos voltados à qualidade do espaço urbano.
De acordo com o secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro, a proposta vai além da estética: representa um avanço necessário para a valorização de uma região que tem papel estratégico para a economia da capital.
“Os setores hoteleiros são portas de entrada para quem visita Brasília a negócios, turismo ou eventos culturais. Modernizar essa região é investir na imagem da cidade, fomentar o turismo, fortalecer a economia e gerar empregos. Estamos preparando o DF para receber bem, com conforto, acessibilidade e segurança”, afirmou o gestor.
As propostas para a licitação já podem ser enviadas a partir desta quarta-feira (7), por meio do site www.gov.br/compras. A abertura das propostas ocorrerá no dia 25 de setembro, às 9h, no mesmo endereço eletrônico.
*Com informações da Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF)
Por Revista Plano B
Fonte Agência Brasília
Foto: Arquivo/Agência Brasília