O Governo do Distrito Federal (GDF) foi destaque na edição 2025 do Seminário Nacional de Tecnologia da Informação para a Gestão Pública (Secop), que foi aberto na quarta-feira (6) e se encerra nesta quinta (7). Organizado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de TIC (Abep-TIC), o encontro reconheceu os esforços do DF em modernizar a gestão pública e ampliar a oferta de serviços digitais à população.
Representado pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), da Secretaria de Economia (Seec-DF), o Distrito Federal conquistou o segundo lugar no Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais (IOSPD), na categoria de maior variação nominal — que premia as unidades federativas que mais evoluíram em comparação à edição anterior. O primeiro lugar ficou com o estado do Amazonas.
“A presença do DF neste ranking confirma o compromisso da Secretaria de Economia com uma gestão cada vez mais eficiente, moderna e centrada nas necessidades do cidadão”, destacou o secretário-executivo da Setic, Wisney Oliveira.
Reconhecimento nacional
Além do destaque no IOSPD, o prêmio Abep-TIC de Excelência em Governo Digital reconheceu soluções tecnológicas desenvolvidas por entes federais, estaduais e municipais que geraram impacto real na vida da população, promovendo eficiência, inclusão e transparência. A premiação valoriza projetos inovadores de modernização no setor público.
O secretário de Economia, Daniel Izaias, ressaltou que os resultados refletem uma gestão pública comprometida com a inovação: “Esse reconhecimento nacional mostra que o investimento em tecnologia e em transformação digital está no caminho certo. A Seec tem trabalhado com foco em serviços digitais acessíveis, integrados e de qualidade para todos”.
Tecnologia pública
Na 52ª edição, o Secop consolidou-se como o principal ponto de encontro do setor público digital no Brasil. Com o tema “Transcendência – ir além dos limites atuais da tecnologia, da computação e da própria percepção humana”, o evento reuniu servidores públicos das três esferas de governo, especialistas, representantes de instituições estratégicas e empresas de tecnologia de todo o país.
A programação contou com palestras magnas, painéis simultâneos, feira de soluções, premiações e espaços de networking. Um dos momentos mais aguardados foi a entrega dos prêmios IOSPD e Gov.Digital, ambos criados para valorizar boas práticas e estimular uma cultura de inovação e melhoria contínua na gestão pública.
Foco no cidadão
O destaque alcançado pelo DF é resultado de uma estratégia robusta de transformação digital conduzida pela Seec-DF e pela Setic, com investimentos em infraestrutura tecnológica, integração de sistemas, segurança da informação e ampliação dos canais digitais de atendimento ao cidadão.
A metodologia do IOSPD é composta por diversas dimensões e indicadores que avaliam desde a disponibilidade de serviços digitais até o grau de inovação e eficiência das soluções implementadas. Desenvolvido pela Abep-TIC com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, o índice também integra o Pilar de Eficiência da Máquina Pública do Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).
*Com informações da Secretaria de Economia
Por Revista Plano B
Fonte Agência Brasília
Foto: Divulgação/Seec