Outros posts

Segundo episódio de podcast ‘Fala Aí, DPDF’ aborda o Setembro Amarelo

O segundo episódio especial do Fala Aí, DPDF, o podcast da Defensoria Pública do Distrito...

O segundo episódio especial do Fala Aí, DPDF, o podcast da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), já está disponível. Durante o mês, o programa trará conversas especiais relacionadas à campanha do Setembro Amarelo, que abordarão temas de saúde mental, além de discutir tópicos relacionados ao assunto como prevenção ao suicídio, acolhimento e os caminhos para que as pessoas com quadros de ansiedade e depressão possam buscar ajuda.

Voluntária e porta-voz do Centro de Valorização da Vida (CVV), Leila Herédia foi entrevistada pelas psicólogas Larissa Pedroza e Cristina Mollica, da Diretoria de Qualidade de Vida (Diquav). O CVV é um serviço voluntário gratuito, que oferece apoio emocional a pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato, visando a prevenção do suicídio. Para o defensor público-geral, Celestino Chupel, o podcast oferece uma ótima oportunidade para falar de um tema de extrema importância e as informações prestadas ajudarão a salvar vidas. “A DPDF está trabalhando, por meio do programa, para conscientizar que a vida é o maior direito da pessoa, ao tratar do suicídio, um assunto que ainda é visto como tabu”, destaca.

A diretora de Qualidade de Vida no Trabalho da DPDF, Larissa Pedroza, aproveitou a conversa para falar que a Diquav foi criada para cuidar de todos os seus integrantes, sejam membros, servidores, estagiários, voluntários ou colaboradores. O setor conta com projetos como o Acolhimento, que é um espaço reservado para ouvir e dar apoio emocional. “Às vezes a pessoa tem um problema pessoal que reflete na relação dela com o trabalho ou vice e versa. Temos um grupo de psicólogos que a recebe para ouvi-la dentro de um ambiente acolhedor e com total sigilo, para poder apoiá-la”, descreve.

Para a porta-voz do Centro de Valorização da Vida, Leila Herédia, o apoio emocional oferecido a quem pensa em tirar a própria vida é o primeiro passo para que esse ato não seja cometido. “À medida em que a pessoa está bem com as próprias emoções, em que ela se sente melhor, de alguma forma a gente estará prevenindo o suicídio, que irá deixar de ser um pensamento para ela que receberá um apoio adequado”, explica.

O Fala Aí, DPDF traz entrevistas com defensores, servidores e outros convidados para debater a respeito de temas jurídicos ligados à cidadania e às políticas públicas. O podcast tem um novo capítulo a cada semana.

*Com informações da Defensoria Pública do Distrito Federal

Por Revista Plano B

Fonte Agência Brasília

Foto: Divulgação/DPDF

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp