Brasília se prepara para mais um marco como um dos principais polos de desenvolvimento de jogos eletrônicos do país. No dia 18 de setembro, o Brasília Game Hub será o palco do lançamento da 10ª edição da Game Jam Plus (GJ+). O evento, que em 2025 se consolidou como a maior maratona de desenvolvimento de jogos do mundo, com foco em negócios, passou a ser também um projeto do Instituto Conecta. A celebração contará com mostra de jogos, cerimônia de abertura e um café de networking.
A escolha de Brasília para sediar o lançamento não é por acaso. A capital federal tem se destacado no cenário nacional, impulsionada por iniciativas como o próprio Brasília Game Hub, projeto do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF), que visa transformar a região em um polo estratégico para o setor.
“Assumir a Game Jam Plus em 2025, ano em que se torna a maior do mundo, é um passo natural para o Instituto Conecta. Nosso objetivo é fortalecer ecossistemas de inovação, e a GJ+ é a plataforma perfeita para transformar a paixão por games em negócios de impacto global. Brasília, com seu crescente polo de desenvolvimento, é o cenário ideal para lançar esta nova fase”, afirma o presidente do Instituto Conecta, Eduardo Moreira.
O Brasil é hoje o maior mercado de games da América Latina e o 10º do mundo, com uma receita que alcançou US$ 2,6 bilhões em 2023. A projeção é chegar a US$ 3,5 bilhões até 2025.
De maratona à vitrine global oficial da IGDA
A Game Jam Plus é mais do que uma competição, é um movimento global que, ao longo de sua história, já reuniu mais de 14 mil participantes em mais de 50 países. Reforçando o prestígio internacional, a Game Jam Plus tornou-se a game jam oficial da IGDA (International Game Developers Association), a maior associação de desenvolvedores de jogos do mundo.
Ian Rochlin, fundador da GameJamPlus, reflete sobre o legado do evento: “É incrível acompanhar o crescimento de todas as pessoas que já passaram pela GameJamPlus. Muitos estúdios nasceram em nossa competição, o que está proporcionando que centenas de pessoas pelo mundo possam viver trabalhando com o que amam. Esse é nosso principal objetivo: transformar jogos em negócios, para que a vida das pessoas seja também transformada”.
O potencial do evento é comprovado por casos de sucesso como Celeste e Goat Simulator, jogos aclamados que nasceram como protótipos em game jams. Consolidando a posição de Brasília no cenário global, a cidade sediou em junho de 2025 a Grande Final da edição 2024/2025, reunindo finalistas e investidores de diversos países.
Brasília Game Hub (BGH)
O BGH, local que sediará o lançamento da 10ª edição da GJ+, é um hub completo de desenvolvimento de jogos no Distrito Federal, com programas de incubação, aceleração e publicação. Seu objetivo é posicionar Brasília como um polo estratégico no setor de jogos digitais, atuando em todas as etapas da cadeia produtiva.
A estrutura do hub inclui hackathons, capacitações, incubadora, aceleradora, rodadas de negócios e até a criação de uma publisher própria, voltada a apoiar a inserção dos jogos locais no mercado global.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Informação, Rafael Vitorino, destaca que a indústria de games envolve muito mais do que a criação de jogos. “Esse mercado reúne atividades como programação, design gráfico, roteirização, sonorização e gestão de projetos. O apoio da Secti ao Brasília Game Hub fortalece esse ambiente e prepara os jovens para um mercado em plena expansão”, afirmou.
Programação estendida com workshops
A programação não se limita à cerimônia. No dia 19 de setembro, haverá um ciclo de workshops gratuitos:
- 14h — Como pensar um jogo com foco em negócios?
- 16h — Narrativas e mecânicas: criando experiências envolventes
- 18h — Como fazer um protótipo de jogo em 48 horas?
Lançamento da 10ª edição da Game Jam Plus
Data: 18 de setembro
Horário: 17h às 21h
Local: Brasília Game Hub (CLN 305 Bloco C)
*Com informações da Secti-DF
Por Revista Plano B
Fonte Agência Brasília
Foto: Divulgação/Secti