Outros posts

Secretaria do Entorno completa um ano apostando na melhora da qualidade de vida da população

Criada por meio do Decreto nº 46.489, assinado pelo governador Ibaneis Rocha, a...

Criada por meio do Decreto nº 46.489, assinado pelo governador Ibaneis Rocha, a Secretaria Extraordinária do Entorno (Seent-DF) completa um ano de existência nesta quarta-feira (11). A pasta surgiu para centralizar ações governamentais voltadas ao desenvolvimento integrado das regiões que cercam o Distrito Federal, promovendo sustentabilidade e melhoria na qualidade de vida dos moradores da Região Integrada de Desenvolvimento Econômico (Ride/DF).

A missão da secretaria é fortalecer a colaboração entre o GDF, municípios do Entorno, o governo de Goiás, o governo federal e a sociedade civil. Tendo como foco desafios históricos, a pasta prioriza áreas como mobilidade, infraestrutura, meio ambiente, saúde, educação e segurança, atuando como canal de diálogo e participação social.

Desde o início, a Seent-DF adotou princípios de transparência, eficiência e governança interinstitucional. Agendas permanentes com prefeitos e secretários municipais alinharam prioridades na otimização de recursos. “A Secretaria do Entorno revolucionou a articulação regional em apenas um ano, propondo resultados concretos para a mobilidade, saúde, educação e economia”, resume o titular da pasta, Cristian Viana. “Seguimos comprometidos com o desenvolvimento sustentável desta importante região para o DF”.

Ações

Entre os projetos da Seent-DF concluídos, destaca-se a feira Raízes do Entorno, na área de cultura. O evento promove e fortalece o trabalho de artesãos e empreendedores locais, fomentando a economia criativa, incentivando a produção artesanal e ampliando a visibilidade de negócios regionais. Ele serve como plataforma de integração entre produtores, consumidores e parceiros institucionais.

Outra ação concluída foi a doação de caçambas de material fresado para a Câmara Municipal de Cidade Ocidental. Atendendo a uma solicitação formal, o material pavimentou o estacionamento externo da sede legislativa, resolvendo problemas de mobilidade e segurança para servidores, parlamentares e municípios, onde antes não havia pavimentação.

Na administração pública, a Seent-DF aderiu e implantou a plataforma do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (Mrosc), conforme a Lei nº 13.019 e o Decreto Distrital nº 37.843. Essa medida regula parcerias com entidades civis, garantindo transparência e eficiência na execução de políticas públicas.

Cooperação

Outra conquista da secretaria foi um avanço no Acordo de Cooperação Técnica para Desenvolvimento do Turismo, firmado entre o GDF e municípios da Ride/DF. O acordo elabora roteiros turísticos integrados e promove destinos em feiras e eventos, impulsionando o setor de forma conjunta e colaborativa.

Na área da infraestrutura, o Consórcio de Mobilidade foi criado para formalizar governança conjunta via consórcio interfederativo. Esse instrumento implementa subsídios para reduzir ou congelar tarifas, estruturando um sistema de transporte semiurbano mais acessível, justo e de qualidade. O objetivo é estruturar o transporte metropolitano.

Outro marco é o Acordo de Cooperação Técnica de Ações Integradas de Gestão de Riscos e Desastres. Fortalece instituições com capacitação, educação comunitária, mapeamento de riscos, infraestrutura preventiva e sistemas de alerta, reduzindo vulnerabilidades regionais.


Fundo e parcerias

Na área de governança, foi elaborado um projeto de lei que cria o Fundo de Desenvolvimento Integrado do Entorno do DF (FDIE/DF), para captar e gerir recursos em projetos sustentáveis na Ride/DF. A iniciativa, enviada à Câmara Legislativa do DF (PLC 87/2025), reforça a capacidade do GDF em induzir políticas nos municípios limítrofes.

Além disso, está sob análise na Secretaria de Saúde (SES-DF) um projeto que alinha estratégias entre GDF e entes locais, ampliando acesso, eficiência e equidade nos serviços, dada a dependência dos hospitais do DF.

“Essas ações exemplificam a eficiência do GDF em priorizar o cidadão, fortalecendo laços interfederativos para um Entorno mais próspero”, pontua o chefe de gabinete da Secretaria do Entorno, Raphael Caldas.

*Com informações da Seent-DF

Por Revista Plano B
Fonte Agência Brasília
Foto:  Luan Pontes/Seent-DF

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp