segunda-feira, 15 de abril de 2024
publicidade publicidade
  • Saiba as atrações para o fim de semana no DF

    Confira a programação apoiada pelas secretarias de Cultura e Turismo no DF, que começa hoje (03/08)

    Diversas atrações culturais como exposições, cinema e feiras serão realizadas a partir desta quinta-feira (3) até domingo (6). Os eventos contam com apoio financeiro do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF). Fique por dentro da programação gratuita para curtir o fim de semana!

    Exposição

    A mostra Projeto Corpo em Movimento: A Coreografia da Luz, que ocupa o Espaço Cultural Athos Bulcão da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), começou em 1º de agosto e vai até 1º de setembro, com entrada gratuita. A mostra com cerca de 40 imagens é resultado de três anos de trabalho da fotógrafa Júlia Salustiano com mais de 60 artistas brasileiros.

    As imagens foram feitas com bailarinos e acrobatas, tendo como tema a expressão corporal e a relação entre corpo e espaço, em cenários urbanos, parques, sítios históricos e locações abandonadas. Os ensaios foram realizados em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Santos, com integrantes de grandes companhias de dança nacionais, como Grupo Corpo, Cia de Dança Deborah Colker, Balé da Cidade de São Paulo e São Paulo Companhia de Dança.

    Além das fotos, o público pode assistir a vídeos com artistas brasilienses retratados na mostra, dançando e falando sobre sua arte. Também estarão disponíveis para venda exemplares do livro Corpo em Movimento. Livre para todos os públicos, a exposição está aberta de segunda a sexta-feira das 8h às 19h e sábados e domingos das 9h às 17h.

    Feiras

    A terceira edição da Feira da Uva e do Vinho começa nesta sexta-feira (4), no Parque de Exposições de Planaltina, envolvendo gastronomia e artesanato. Também haverá shows locais e nacionais, tudo com entrada gratuita.

    A feira conta com a participação de produtores locais de uva e de vinho, que vão disponibilizar produtos, degustações e comercialização da fruta e derivados. O evento segue até o próximo dia 13.

    A visitação aos salões de exposições vai das 10h às 22h, aos sábados e domingos, e das 18h às 22h, de quarta a sexta-feira. Os shows, em cada um dos dias, estão previstos para iniciar às 23h. Confira os artistas de cada dia neste primeiro fim de semana:

    → Sexta-feira (4): George Henrique & Rodrigo
    → Sábado (5): Rick & Renner
    → Domingo (6): Guilherme & Santiago

    Turismo

    “O turismo automobilístico é de extrema importância por atrair um público fiel para a nossa cidade, além de oferecer a oportunidade de reunir famílias com diversas atrações”Cristiano Araújo, secretário de Turismo

    Brasília vai sediar, entre esta quinta-feira (3) e domingo (6), a 2ª edição do Brasília Auto Indoor, o maior evento automobilístico indoor do DF. O evento será promovido no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade e contará com exposição de carros e motos, antigos e modificados, além de shows ao vivo de bandas locais e covers.

    A Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur) estará presente com o Centro de Atendimento ao Turista Móvel (CAT Móvel), oferecendo informações sobre os produtos e serviços turísticos no Distrito Federal e Entorno, distribuindo mapas, guias turísticos e materiais promocionais, de forma individual. A programação, gratuita, é aberta a todos os públicos, com espaços Mulher e Infantil, arena gamer, autorama, minimuseu e praça de alimentação.

    Cerca de seis mil pessoas devem participar do evento. “O turismo automobilístico é de extrema importância por atrair um público fiel para a nossa cidade, além de oferecer a oportunidade de reunir famílias com diversas atrações”, destaca o secretário de Turismo, Cristiano Araújo.

    Na edição deste ano está previsto o 1° Leilão de Veículos Antigos de Brasília, neste sábado (5). Confira a programação:

    → Quinta-feira (3):
    15h às 0h: Abertura e exposição de carros e motos (antigos e modificados)
    22h: Show com a banda cover Guns’N’Roses (SP)

    → Sexta-feira (4):
    19h: Curso de Pin-ups (mulheres reais, ilustradas em calendários e murais, populares nos anos 50 e 60) – Anfiteatro

    → Sábado (5):
    0h: Início das vendas do 1º Leilão de Veículos Antigos de Brasília – Presencial e online com transmissão nacional pelo Instagram
    9h às 18h: Largada do 5º Rally de Brasília Histórica 4ª etapa Nacional de Veículos Antigos
    22h: Show com a banda Queen Tribute Brazil (SP) – Palco principal

    Cinema

    Entre os destaques no Cine Brasília, está o documentário Máquina do Desejo, que revela a vida e o legado do dramaturgo, ator e diretor do Teatro Oficina, José Celso Martinez Corrêa. Fundador do Teatro Oficina, ele destacou-se por uma linguagem ousada, que fomentou uma revolução nas artes cênicas do Brasil.

    Zé Celso, como era conhecido no meio teatral, faleceu há um mês, aos 86 anos de idade, devido aos ferimentos causados por um incêndio que atingiu sua residência. O filme em cartaz mostra sua jornada no Teatro Oficina e retrata 60 anos de trabalho e história política e artística do Teatro Oficina Uzyna Uzona, tendo Zé Celso à frente como figura central.

    Também integrando a programação desta semana está o premiado filme Despedida, que conta a história de Ana que, após a triste perda de sua avó, retorna à casa onde sua mãe nasceu, imersa em lendas sobre bruxas e seres misteriosos.

    Outra estreia da semana é a obra Depois de ser cinza, filmado em Porto Alegre e na Croácia. O filme conta a história de três mulheres envolvidas com o mesmo homem, com quem compartilham momentos e lugares especiais diferentes.

    Depois de ser cinza possui recursos de acessibilidade em Libras, legendas e audiodescrição por meio do aplicativo Mobi LOAD. O curta Arco do Tempo, de Juan Rodrigues, será exibido como abertura do longa em todas as sessões.

    O Cine Brasília fica na Asa Sul, Entrequadra 106/107. Mais informações como as sinopses, trailers e horários dos filmes estão disponíveis no site do Cine Brasília. Os ingressos estão à venda na bilheteria ou por meio deste link.

    Complexo Cultural

    Um espetáculo de contação de histórias musicalizada ocorrerá neste domingo (6), às 16h, no Complexo Cultural de Planaltina (CCP). A apresentação utilizará o patrimônio cultural nacional da literatura de cordel e será na parte externa da arena, com entrada gratuita.

    Letícia Mourão estará contando histórias em forma de poesia juntamente com o músico Kleyton Santos. O evento será para toda a família, visando diversão e cultura por meio do teatro de rua e da cultura popular.

    Por Agência Brasília

    Foto: Divulgação/Júlia Salustiano / Reprodução Agência Brasília

    Posts relacionados