sábado, 20 de julho de 2024
publicidade publicidade

Reservatório do Descoberto atinge 100% do volume útil

Um dos principais reservatórios de abastecimento do Distrito Federal – o Descoberto – atingiu sua cota máxima de 1.030 metros

As últimas chuvas registradas na capital federal ocasionaram o vertimento da água reservada na barragem no final da tarde de ontem (21/02). A partir do momento que as águas passam a fluir pela estrutura do vertedouro, elas seguem o curso natural do rio Descoberto.

Mesmo com a boa notícia, que confirma um cenário hídrico seguro para o DF, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) reforça a necessidade da manutenção de bons hábitos de consumo da água.  

Gestão dos recursos hídricos no DF

Além do monitoramento das chuvas e do incentivo ao uso racional da água, as ações de gestão dos recursos hídricos na bacia do Descoberto têm sido fundamentais para garantir maior segurança hídrica no DF.

Anualmente, a Adasa estabelece, por meio de resolução, curvas com os valores de volume útil a serem atendidos após o período chuvoso para os reservatórios Descoberto e Santa Maria. Essas curvas de referência são instrumentos de apoio à gestão de recursos hídricos do DF e resultam de estudos hidrológicos baseados na simulação do balanço hídrico dos dois reservatórios.

A Adasa monitora e divulga, diariamente, o volume dos reservatórios no Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos (SIRH), disponível no site oficial do órgão regulador.

O órgão também coordena reuniões técnicas de acompanhamento do período anual de estiagem, fixa termos de alocação negociada da água entre irrigantes em bacias hidrográficas com alta demanda hídrica, entre outros instrumentos. As ações de gestão permitem a antecipação de eventuais situações críticas e a adoção de medidas adequadas para o manejo da água na agricultura irrigada.

A Agência também acompanha dados das chuvas por meio de 45 estações pluviométricas e da vazão dos rios em dezenas de estações fluviométricas instaladas em pontos estratégicos nas 40 unidades hidrográficas do DF.

Reservatório do Descoberto

Responsável pelo abastecimento de aproximadamente 60% da população do DF, o reservatório do Descoberto tem capacidade de armazenar um volume total de 86 milhões de m³.

A Barragem do Rio Descoberto fica às margens da BR-070 e foi inaugurada em 1974, dando origem a um lago de 12,5 km² de área de espelho d’água e uma área de drenagem de 101 Km2.

Operado pela Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), o Lago Descoberto faz parte do sistema integrado de distribuição que abastece Ceilândia, Taguatinga, Sudoeste, Samambaia, Riacho Fundo, Riacho Fundo II, Guará, Águas Claras, Recanto das Emas, Gama, Santa Maria, Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Park Way, Vicente Pires, Pôr do Sol, Sol Nascente e Arniqueira.

Por Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI)

Foto: Reprodução Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI)

Posts relacionados