Outros posts

Quem foi Zita Carvalhosa, cineasta brasileira que morreu aos 65 anos

A cineasta Zita Carvalhosa morreu nesta terça-feira (22) aos 65 anos. Figura importante do cinema brasileiro, foi...

A cineasta Zita Carvalhosa morreu nesta terça-feira (22) aos 65 anos. Figura importante do cinema brasileiro, foi quem idealizou e fundou o Kinoforum, organização dedicada ao desenvolvimento à promoção do audiovisual.

Ela nasceu em São Paulo, em 1961, se formou em cinema pela Universidade Paris III, na França.

Além do Kinoforum, Zita fundou em 1983 a empresa produtora de cinema Superfilmes, voltada a projetos independentes e com olhar atento às produções dirigidas por mulheres e novos talentos, como o premiado filme “Carvão”, de Carolina Markowicz.

Entre 1988 e 1995, Zita foi curadora de cinema do Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo — quando nasceu a iniciativa de fundar o Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, conhecido como Curta Kinoforum.

Realizado anualmente na capital paulista desde 1990, o evento visa promover, valorizar e difundir a produção de filmes de curta duração, tanto brasileiros quanto internacionais.

Ainda, criou Associação Cultural Kinoforum, onde organizou oficinas que incentivavam a inclusão cultural, social e a democratizar a criação audiovisual. Ao todo, foram realizados 90 atividades em 36 bairros e 13 cidades — produzindo mais de 350 filmes gratuitos.

Nas redes sociais, entidades importantes como a Spcine e o Ministério da Cultura e famosos que conheciam Zita se manifestaram pela perda.

Por Revista Plano B

Fonte CNN Brasil    

Foto:  Instagram/Spcine

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp