Outros posts

PT reúne secretários de comunicação para alinhar 2026

Secretários estaduais de comunicação do PT (Partido dos Trabalhadores) se reúnem em São...

Secretários estaduais de comunicação do PT (Partido dos Trabalhadores) se reúnem em São Paulo neste sábado (1º) e no domingo (2) para dar início à estratégia nacional para a campanha rumo à campanha de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026.

Conforme apurou a CNN, o encontro é visto como um “pré-lançamento de campanha”. A principal aposta do partido para o ano que vem será tentar comparar os feitos do governo Lula com os do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e unificar a estratégia entre os diretórios estaduais da sigla.

A ideia é que os secretários de comunicação levantem dados locais referentes aos impactos das políticas de ambos os governos em cada estado para traçar um comparativo e que, a partir disso, já comecem produzir os materiais para a campanha do chefe do Executivo.

Dentre os temas a serem abordados, estão as obras de infraestrutura, geração de empregos, combate à pobreza e chegada de novos investimentos.

Somado ao PT, devem participar da reunião a Fundação Perseu Abramo, vinculada ao partido, e o publicitário Tiago César, que embora seja secretário-executivo da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência), foi convidado como especialista em comunicação do encontro.

Operação no Rio e pauta de segurança pública

Além de alinhar a estratégia para a campanha, os secretários também devem discutir a questão da segurança pública, que, com a megaoperação realizada no Rio de Janeiro, voltou a ganhar destaque no debate político nesta semana.

A avaliação do partido é de que existe a necessidade de retomar o protagonismo no que diz respeito à pauta, que teria sido capturada pela direita depois da operação, que deixou 121 mortos.

A questão da segurança pública é um tema caro para o governo federal. Levantamento feito pela empresa de pesquisas Ipsos mostra que a violência e crime são os assuntos que mais preocupam os brasileiros na atualidade.

Desde a operação, o presidente endureceu o discurso contra o crime organizado. Na quinta (30), o mandatário sancionou projeto para intensificar o combate a esse tipo de crime no país e ampliar a proteção de agentes públicos envolvidos na área.

O presidente também tem defendido mais rapidez para que o PL (projeto de lei) Antifacção seja enviado ao Congresso. O texto está em fase final de análise na Casa Civil e a expectativa é de que seja enviado o despacho para o Legislativo ainda na semana que vem.

Conforme mostrou a CNN, o tema da segurança pública ganhou destaque nas ações do governo federal depois uma operação realizada em dez estados que investigou o envolvimento do PCC (Primeiro Comando da Capital) no setor de combustíveis.

O objetivo do governo era de utilizar a operação como “vitrine” para as eleições de 2026, que deve voltar a ter destaque agora com a ação realizada no Rio.

Por Revista Plano B

Fonte CNN Brasil

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp