Outros posts

Projeto resgata a cultura das cirandas em escolas públicas do Distrito Federal

Estudantes de escolas públicas do Distrito Federal estão redescobrindo cantigas de roda, poesias...

Estudantes de escolas públicas do Distrito Federal estão redescobrindo cantigas de roda, poesias e brincadeiras que marcaram gerações por meio do projeto “Cirandando, Brincando e Encantando”. A iniciativa, realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), do Governo do Distrito Federal (GDF), promoverá, ao longo dos próximos seis meses, 12 apresentações interativas em centros de ensino do Guará, Cruzeiro e Núcleo Bandeirante.

Voltado a turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, o projeto deve beneficiar mais de 600 crianças, com atividades como rodas de cantigas, adivinhas, versos, poesias e jogos coletivos. Segundo a idealizadora, a professora aposentada Mônica Fernandes, a ideia é fortalecer a convivência escolar e valorizar as brincadeiras populares brasileiras. “O mais importante é manter vivo esse brincar coletivo, o olho no olho, o movimento, a escuta. Muitas crianças hoje não conhecem essas brincadeiras porque nunca viveram isso. E a gente só gosta do que conhece”, afirma. 

Vivências musicais e acessibilidade

As apresentações têm a trilha sonora conduzida pelo percussionista Mestre Célio Zidorio (Celin Du Batuk), que também convida os alunos a experimentar tambores e ritmos da cultura popular brasileira. A proposta é criar uma vivência musical sensorial, lúdica e divertida. A acessibilidade também está presente no projeto. Todas as apresentações contam com intérprete de Libras e audiodescrição, além de cartilhas em formato de jogo da memória distribuídas aos estudantes — inclusive em versão em Braille.

Por Revista Plano B

Fonte Agência Brasília

Foto: Divulgação

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp