Outros posts

Projeto de leitura da EC 05 de Sobradinho encanta estudantes com sala de histórias, apresentações musicais e encenações

Envolver os alunos em atividades para criar novos leitores é um dos segredos...

Envolver os alunos em atividades para criar novos leitores é um dos segredos para o sucesso do Projeto Colmeia Literária, desenvolvido pela Escola Classe (EC) 05 de Sobradinho. A iniciativa foi reconhecida como prática exitosa da rede pública de ensino do Distrito Federal.

O projeto utiliza recursos como a Sala das Histórias, que promove a alfabetização e o letramento de forma lúdica e significativa. Já a Biblioteca Ziraldo recebe quinzenalmente turmas do 1º ao 5º anos com atividades que incluem leitura, encenações e musicalização. O espaço encantador, com palco, fantasias e cenários coloridos, estimula a criatividade e a expressão das crianças. 

A diretora da EC 05 de Sobradinho, Inara Silva, celebrou o reconhecimento do Colmeia Literária como prática exitosa na rede pública. Ela destacou que a leitura vai além do livro, promovendo autoconhecimento, empatia e equilíbrio emocional. “Foi uma felicidade muito grande sermos escolhidos, porque demonstra a importância da educação e da leitura para os nossos alunos”, afirmou.

Outra atividade realizada na Biblioteca Ziraldo que motiva os alunos é a dinâmica do Livro Secreto, em que cada criança escolhe seu livro às cegas, recebendo-o coberto para levar para casa, sem saber qual é a obra. Essa estratégia desperta a curiosidade e o encantamento, e as crianças só revelam o conteúdo lido na apresentação final, quando ganham também o passaporte do leitor.

Criando leitores

É na Sala de Histórias que os estudantes têm o primeiro contato com os clássicos da literatura infantil. Além das leituras e contações lúdicas, são trabalhados temas como preconceito, inclusão e amizade, sempre de forma leve e vivencial. A escola também oferece um itinerário voltado para os alunos dos últimos anos do fundamental I, com discussões sobre bullying, autoestima e aceitação, preparando-os para uma transição emocional mais tranquila para o fundamental II.

A professora Frizete de Oliveira, atuante na Sala das Histórias e também personagem em encenações do projeto, destaca a alegria e o envolvimento das crianças nas atividades. Segundo ela, os alunos tornam-se parte das histórias ao ler, interpretar e recriar os textos.

“As crianças esperam com ansiedade o dia de vir para a Sala das Histórias, ficam encantadas, participam, sugerem livros e personagens. É bonito ver como a leitura desperta esse brilho nos olhos”, contou a docente. Ela explicou que o trabalho busca ampliar o olhar dos alunos sobre o mundo e sobre si mesmos: “A leitura nos ajuda a tratar de temas delicados de um jeito que as crianças compreendem, pois refletem, colocam-se no lugar do outro e aprendem valores importantes enquanto se divertem com as histórias.”

Reconhecimento

Com a repercussão do projeto selecionado como prática exitosa, uma equipe da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) realizou, nesta quinta-feira (23), uma visita técnica à escola. O intuito foi conhecer a iniciativa e elaborar um material orientador para fomentar ações de leitura em outras unidades da rede pública de ensino do DF.

A representante da Diretoria de Serviços, Programas e Projetos Transversais (Dispre) da SEEDF, Anelise Barcelos, comentou que além de valorizar, é importante mapear projetos bem-sucedidos de incentivo à leitura nas escolas públicas do Distrito Federal. “Hoje a Secretaria de Educação vem buscando valorizar essas iniciativas. Estamos na escola para conhecer de perto este projeto exitoso, observar como ele é desenvolvido na prática”, destacou Anelise.

Durante a visita, a equipe teve a oportunidade de acompanhar uma aula de contação de histórias na Sala das Histórias e de assistir às apresentações dos livros selecionados pelos alunos, observando como as crianças se envolvem ativamente e demonstram entusiasmo ao vivenciar as narrativas. Uma dessas apresentações foi a da aluna Aira Lima, 8 anos, do 3º ano, sobre a obra A Menina e seus Pontinhos, acompanhada de uma performance ao teclado. 

Aira contou que adorou participar da atividade e destacou o incentivo recebido de sua mãe e da professora Fernanda Pimentel. “Eu gostei muito de tocar e quero fazer outras apresentações de livros. É muito divertido mostrar para todo mundo o que a gente aprendeu”, disse.

*Com informações da Secretaria de Educação

Por Revista Plano B

Fonte Agência Brasília

Foto: Mary Leal/ SEEDF

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp