terça-feira, 23 de abril de 2024
publicidade publicidade

Projeto Café na Faixa levou orientações de trânsito no DF

Nesta quinta-feira (08/12), o projeto Café na Faixa levou orientações a pedestres na faixa localizada entre a Rodoviária Interestadual e a Estação de Metrô Shopping.

Eram 5h30 da manhã desta quinta-feira (08/12) e a equipe de Educação de Trânsito do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) já estava a postos para mais uma edição do projeto Café na Faixa. Dessa vez, a faixa de pedestre contemplada para receber a ação educativa localizava-se entre a Rodoviária Interestadual e a Estação de Metrô Shopping.

Durante a iniciativa, foram abordadas cerca de 120 pessoas, que, além de aproveitarem um farto café da manhã, receberam orientações sobre condutas para a promoção de um trânsito mais seguro, como, por exemplo, a travessia de pedestres, o uso da faixa, a importância do sinal de vida, a opção por roupas claras e, principalmente, a atenção ao tráfego de veículos. Os participantes receberam, ainda, kits com materiais explicativos e objetos refletivos para facilitar a identificação de pedestres e ciclistas, principalmente, no período noturno.

A próxima ação está programada para quinta-feira, dia 15, na Avenida Comercial do Recanto das Emas

O chefe do Núcleo de Campanhas Educativas de Trânsito do departamento, Miguel Videl, diz que as pessoas percebem a movimentação na rua e ficam logo curiosas para entender o que está acontecendo, nisso elas são abordadas e recebem orientações sobre o trânsito. “É o Detran-DF se aproximando da população para mostrar que cada um tem seus direitos e deveres no trânsito. E juntos salvamos vidas”, reforça.

Projeto 

O projeto Café na Faixa foi lançado no dia 6 de outubro de 2022, em Ceilândia. Desde então, foram atendidas as regiões de Ceilândia, Santa Maria, Taguatinga, Samambaia, Planaltina, Candangolândia, Estrutural e Gama, com um público estimado em mais de 1.000 pessoas.

Todas as atividades realizadas pelo Núcleo de Programa Educativo de Trânsito são planejadas pedagogicamente e o Café na Faixa busca sensibilizar o pedestre, por meio de uma abordagem acolhedora e humanizada sobre a necessidade de adotar comportamentos seguros na circulação urbana.

Um lanche é oferecido, enquanto um educador do Detran-DF ministra uma breve palestra, no formato de bate-papo, reforçando os principais conceitos de segurança viária para pedestres. São abordados temas como os cuidados para uma travessia segura, o uso de passarelas, as faixas semaforizadas e as passagens subterrâneas, as normas de trânsito, a mobilidade urbana, a segurança viária e os modais alternativos ao uso de veículos, entre outros.

A próxima ação está programada para quinta-feira, dia 15, na Avenida Comercial do Recanto das Emas.

*Com informações do Detran-DF

Por Agência Brasília Foto: Detran-DF / Reprodução Agência Brasília

Posts relacionados