Santa Maria recebeu, nesta sexta-feira (22), o programa Atendimento em Movimento, com oferta de serviços e orientações à população. A iniciativa da Secretaria de Atendimento à Comunidade do DF (Seac-DF) tem o objetivo de criar um canal direto entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e os moradores, para facilitar o acesso a informações e a resolução de demandas de forma prática. Desde o início do programa, em 2023, já foram contabilizados mais de 11 mil atendimentos. Somente em 2025, até o momento, são 4.807 registros.
O projeto conta com duas vans equipadas, que evitam o deslocamento dos cidadãos e levam atendimento a quem mais precisa, especialmente àqueles que encontram dificuldades para acessar informações sobre os serviços do governo. Nesta semana, além de Santa Maria, as regiões do Núcleo Bandeirante, Gama, Jardim Botânico e Riacho Fundo II também receberam a ação. Em média, a van itinerante registra 21 atendimentos por dia.
“A procura é tão grande que frequentemente somos convidados a apoiar ações de outras secretarias, o que reforça a confiança na nossa atuação. Muitas vezes, precisamos deslocar servidores para auxiliar outras comunidades, sempre em espírito de parceria”, afirma o subsecretário de Atendimento à Comunidade, Adval Cardoso.
Segundo ele, o cronograma mensal prevê a passagem do programa por todas as regiões administrativas, com ajustes pontuais para atender solicitações emergenciais de parceiros ou da própria comunidade. “Nosso foco não é apenas na quantidade de atendimentos, mas na inclusão e na igualdade. É claro que em regiões como Ceilândia ou Sol Nascente o volume de demandas é muito maior do que em áreas como Cruzeiro ou Plano Piloto, mas, ainda assim, precisamos garantir presença em todas. Muitas vezes, um morador do Plano Piloto, por exemplo, trabalha longe de casa e pede um ponto de atendimento próximo ao seu local de trabalho. Então, buscamos atender também a essas necessidades.”
De acordo com o subsecretário, as demandas relacionadas à saúde, especialmente marcação de exames e consultas, são as mais frequentes, seguidas pelos programas de assistência social. “O volume de pessoas que busca esses benefícios é enorme, então as demandas acabam se destacando naturalmente. Nós buscamos sempre dar uma resposta rápida, dentro do prazo médio de 30 dias, e fazemos a devolutiva ao cidadão, indicando protocolos e canais de acompanhamento”, aponta Cardoso.
Ele conclui que o objetivo é sempre equilibrar os atendimentos, de modo que, ao final do ano, todas as 35 regiões administrativas do Distrito Federal tenham sido contempladas. “Estamos onde o povo precisa, respeitando as especificidades de cada região e garantindo que o atendimento chegue de forma igualitária à população.”
A Seac adaptou vans equipadas com computadores, frigobar, armários e acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, a fim de garantir um atendimento confortável e inclusivo para a população. O programa também promove ações conjuntas em diferentes regiões do DF. Neste sábado (23), haverá atendimento em Água Quente, com apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Detran e Polícia Civil.
Proximidade
Os profissionais que atuam na van também fazem abordagens com aqueles que passam perto do local de atendimento. Foi assim com a aposentada e moradora de Santa Maria Diana Guimarães, de 68 anos. “Eu não vim buscar atendimento, encontrei a van por acaso, passando perto de casa e a moça me abordou. O atendimento foi muito bom, a moça foi muito educada. Então, aproveitei para falar das minhas dificuldades, principalmente na área da saúde. Tenho exames e até uma cirurgia pendente, e acabei desabafando. Acho essa iniciativa muito importante, deveria acontecer mais vezes na cidade, até perto dos postos de saúde. Isso facilita bastante, porque evita que a gente tenha que ir até o centro para resolver as coisas”, relata.
Já Cícera Soares, 48, aproveitou a oportunidade para registrar antigas demandas. “Vim buscar solução para um buraco em frente à minha casa, que já existe há anos, e também para pedir encaminhamento de exames. Estou há mais de um ano na fila de ressonância, inclusive para a cabeça, além de outras consultas. Acabei de chegar e já achei o atendimento ótimo. Esse tipo de serviço facilita muito o nosso dia a dia”, avalia. “É essencial o governo estar mais presente na vida do povo, se preocupar com a população. A presença desses atendimentos em diferentes regiões, como Santa Maria e Taguatinga, é muito importante e sempre bem recebida”, arremata.
Por Revista Plano B
Fonte Agência Brasília
Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília