Construir um ambiente saudável, com condições de trabalho adequadas e seguras e valorização do servidor. Esse é o intuito da Portaria nº 16, de 24 de outubro, que institui a política e o programa de qualidade de vida no trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF). O documento detalha os valores, princípios e diretrizes voltadas à promoção do equilíbrio entre vida pessoal e profissional, ao bem-estar no ambiente de trabalho e ao efetivo cumprimento da missão institucional.
“Essa portaria é um marco para a secretaria porque institucionaliza uma política que coloca o servidor no centro da gestão pública. Por meio da política de qualidade de vida no trabalho será possível construir estratégias que visem a promoção da saúde física e mental e segurança no trabalho e, com isso, proporcionar um ambiente de trabalho adequado e saudável para os nossos servidores”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.
De acordo com a portaria, a qualidade de vida no trabalho tem como objetivo incentivar ações na Sedes que promovam relações socioprofissionais harmoniosas, reconhecimento profissional, gestão humanizada, alocação otimizada de pessoal e práticas organizacionais que favoreçam o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, assegurando o pleno atendimento às políticas de Assistência Social e de Segurança Alimentar e Nutricional do Distrito Federal.
“Mais do que um documento, a política de qualidade de vida no trabalho consolida um compromisso com o cuidado, a escuta e a valorização de quem faz o serviço público acontecer todos os dias. O processo foi coletivo, participativo e profundamente humano construído a partir de oficinas com representantes de todas as subsecretarias”, explica o presidente do Comitê Interno de Qualidade de Vida no Trabalho da Sedes, Flávio Carvalho.
As ações serão orientadas pelos eixos temáticos saúde e bem-estar, profissional, estrutura, estima e pessoal, estabelecidos no Decreto n.º 42.375/2021, que institui os princípios e as diretrizes gerais para concepção, implantação e promoção de política e programas de qualidade de vida no trabalho para os servidores da administração direta, autárquica e fundacional do Distrito Federal.
“A partir dos eixos da política, a Sedes poderá desenvolver ações voltadas à saúde e ao bem-estar, prevenção ao assédio, reconhecimento e valorização profissional, e melhorias de infraestrutura e de ambiente de trabalho. É um passo fundamental para fortalecer a cultura de cuidado e corresponsabilidade dentro da secretaria”, afirma Flávio Carvalho.
A participação dos servidores será fomentada por meio de consultas, pesquisas institucionais, rodas de conversa, grupos de trabalho e outros instrumentos de escuta ativa.
*Com informações da Sedes-DF
Por Revista Plano B
Fonte Agência Brasília
Foto: Renato Raphael/Sedes