quinta-feira, 18 de abril de 2024
publicidade publicidade

Policlínica de Planaltina realizou mais de mil procedimentos odontológicos

Com novas especialidades, a unidade somou 495 atendimentos este ano. Pacientes devem atualizar dados no RecadastraSUS-DF para acompanhar consultas e evitar faltas

Endodontia, odontopediatria são especialidades que passaram a ser ofertadas pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Policlínica de Planaltina, ao lado da periodontia e da cirurgia oral menor, já disponibilizadas. Apenas no primeiro semestre deste ano, a unidade somou 495 atendimentos e mais de mil procedimentos odontológicos.

O centro também passou a oferecer assistência na área com cuidados específicos a pessoas com deficiência. A ampliação dos serviços foi possível devido à lotação de novos especialistas, em março de 2023. A mudança de local foi outro fator que possibilitou atender mais demandas. Antes, o centro funcionava no Hospital Regional de Planaltina (HRPl). Atualmente, a Policlínica, que abriga o CEO, tem quatro consultórios especializados e seis cirurgiões-dentistas.

“As equipes odontológicas da atenção primária que ficavam na Policlínica retornaram para as unidades de referência e iniciamos o projeto de revitalização do espaço para receber o CEO, com as adequações exigidas pelo Ministério da Saúde”, explica a gerente de serviços da Policlínica de Planaltina, Francielle Amaral.

Os profissionais têm dificuldade de entrar em contato com os usuários quando os dados no sistema estão desatualizados. Por isso, a SES-DF lançou a campanha RecadastraSUS-DF, incentivando que todos os usuários da rede pública de saúde no DF façam a atualização

Os atendimentos do novo espaço começaram em abril, resultando em impactos positivos para a população. “Oferecemos aos usuários do SUS [Sistema Único de Saúde] um serviço de qualidade, com profissionais capacitados, um ambiente organizado e horários pré-agendados. O paciente espera menos para ser atendido”, avalia a gerente.

Em junho, o centro odontológico recebeu um aparelho de laserterapia. O local, considerado tipo 2, isto é, que comporta de quatro a seis cadeiras odontológicas, conta ainda com localizadores, instrumental rotatório, fotopolimerizador e equipamentos de raios X periapical.

Especialista em periodontia e apoiador da gerência de odontologia da atenção secundária, o cirurgião-dentista Alexander Ferreira pontua as melhorias no centro. “Com a mudança, concentra-se melhor o serviço em um lugar só. É possível otimizar tanto a aquisição quanto a manutenção de equipamentos.”

Ambiente humanizado

Fantoches de super-heróis e personagens infantis. É essa a visão de quem entra no consultório de odontopediatria da Policlínica de Planaltina. A cirurgiã-dentista Anne Carolina Ricardo idealizou o espaço para que os atendimentos sejam o mais humanizado possível.

“A odontopediatria é criar um vínculo de confiança com a criança. Trazer esse tom lúdico é a forma que eu tenho de fazer isso, para que elas se motivem para os próximos atendimentos”, conta. O consultório também é destinado a atendimentos para pessoas com deficiência, por isso tem adaptações nas portas para acessibilidade.

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) é um serviço de atenção secundária, ou seja, funciona por encaminhamento. O usuário que necessitar de atendimento deve buscar primeiro a sua UBS de referência para uma avaliação

A moradora de Planaltina Eliane Coqueiro esteve na Policlínica para acompanhar a filha, após encaminhamento da Unidade Básica de Saúde (UBS). “Achei que foi bem rápido o tempo entre a marcação e a consulta. O atendimento aqui é muito bom, fiquei bastante satisfeita”, relata.

Atualização de cadastros no SUS

Apesar da quantidade expressiva de atendimentos no CEO, há uma alta taxa de faltas. De janeiro a julho deste ano, 128 atendimentos não ocorreram, pois os pacientes não compareceram na unidade.

Os profissionais têm dificuldade de entrar em contato com os usuários quando os dados no sistema estão desatualizados. Por isso, a SES-DF lançou a campanha RecadastraSUS-DF, incentivando que todos os usuários da rede pública de saúde no DF façam a atualização. Mesmo aqueles que não tiveram mudanças recentes devem conferir o que já está registrado no sistema.

É possível atualizar pessoalmente na UBS mais próxima, pelo site ou pelo telefone 160, clicando na opção 5. Até o momento foram recadastrados 280,5 mil usuários da rede.

Serviço

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) é um serviço de atenção secundária, ou seja, funciona por encaminhamento. O usuário que necessitar de atendimento deve buscar primeiro a sua UBS de referência para uma avaliação. O direcionamento para as especialidades odontológicas ocorre por meio do Sistema de Regulação da SES-DF.

Para localizar a UBS de referência de acordo com o endereço residencial, basta fazer a busca no InfoSaúde e colocar o seu CEP.

O CEO da Policlínica de Planaltina funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 18h, na Avenida WL4, Área Especial, Setor Hospitalar, Planaltina. Informações e dúvidas podem ser esclarecidas por meio do telefone 2017-1200, ramal 1248.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Por Agência Brasília

Foto: Tony Winston/Agência Saúde-DF / Reprodução Agência Brasília

Posts relacionados