De terça-feira (26) ao próximo domingo (31), a 4ª Pegada Agroecológica de São Sebastião movimenta a semana com atividades que unem oficinas, turismo rural, ações socioambientais e valorização da produção local. A iniciativa é da Emater-DF. A programação começa com uma palestra sobre turismo rural e um café colonial apresentando os produtos da região. No encerramento, haverá um almoço cultural no Centro Comunitário do Núcleo Rural Cavas.
“A ideia de ‘pegada’ é deixar marcas mesmo, ensinamentos e resultados concretos nas comunidades”, explica Lídia Jardim, gerente do escritório da Emater-DF em São Sebastião. A gestora lembra que o evento nasceu com o objetivo de oferecer aos produtores da cidade uma semana dedicada ao fortalecimento da agricultura, pecuária e atividades sociais e ambientais, com foco no sistema orgânico e agroecológico de produção, que tem forte presença na região.
“Buscamos abranger as áreas agrícola, pecuária, social e ambiental nas nossas atividades”, detalha Lídia. “Neste ano, o foco é o turismo rural em Cavas, que tem alto potencial para os produtores, e a avicultura de postura, que estamos desenvolvendo em São Sebastião. Também atendemos o público urbano, especialmente no Colha & Pague do Morango, que mostra um pouco do nosso trabalho.”
Entre as atrações, haverá ainda um concurso para eleger o avicultor destaque da região, além da edição especial da Feira Agroecológica Quitanda IFB — ambos na quinta-feira (28). Interessados em participar de qualquer um dos eventos da 4ª Pegada Agroecológica de São Sebastião — tanto produtores quanto o público urbano — podem se inscrever junto ao escritório local da Emater-DF, presencialmente, ou por meio dos telefones (61) 99427-3450 e 3311-9433.
Confira a programação.
*Com informações da Emater-DF
Por Revista Plano B
Fonte Agência Brasília
Foto: Divulgação/Emater-DF