Mais do que um passeio ciclístico, o Pedal Cidadão que ocorreu neste domingo (24), promoveu a capacitação profissional em mecânica de bicicletas e o reingresso de pessoas em situação de rua ao mercado de trabalho. O projeto do Centro de Referência Especializado para População de Rua (Centro Pop) Taguatinga, que está na 7ª edição, consiste em oficinas para montagem de bicicletas, além de passeio pelas ruas de Taguatinga, em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, no dia 19 de agosto.
Cerca de 60 pessoas, entre frequentadores do Centro Pop, servidores e moradores pedalaram do Taguaparque até o Centro Pop Taguatinga, na QNF 24 de Taguatinga Norte, onde os participantes da oficina receberam certificados.
“O Pedal Cidadão é uma ação de ressocialização de pessoas em situação de rua, que assegura cidadania, inclusão social e profissional. A equipe de educadores trabalhou durante um período, com a oficina de bicicletas no Centro Pop, recebendo a doação de parceiros e o ponto alto foi o passeio ciclístico. Deixo aqui um agradecimento especial a todos que participaram, aos nossos parceiros e servidores”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.
O Centro Pop Taguatinga é uma unidade gerida pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF). O Pedal Cidadão arrecada com a comunidade local bicicletas usadas, quebradas e peças para serem utilizadas em oficinas, onde pessoas em situação de rua que frequentam a unidade aprendem a reformar e montar bicicletas que serão utilizadas como meio de transporte para lazer e geração de renda.
“Já temos um cronograma que começa em abril e vai até agosto, visando esse Dia Nacional de Luta da Pessoa em Situação de Rua, que é quando entregamos as bicicletas montadas. O nosso lema é Pedal Cidadão, na trilha por outros caminhos, porque aqui é um começo para trilhar outros rumos na vida. Esse passeio ciclístico é para entregar esse produto desses quatro meses de oficina. Foram 30 bicicletas, a gente doa para quem participa do passeio, e quem participa da oficina já tem sua bicicleta garantida”, explica o educador social do Centro Pop Taguatinga, Wendell Viana, coordenador do Projeto Pedal Cidadão.
*Com informações da Sedes-DF
Por Revista Plano B
Fonte Agência Brasília
Foto: Renato Raphael/Sedes-DF