Outros posts

Parcerias entre PCDF e instituições aumentam atendimento a mulheres vítimas de violência no DF

Levantamento da Polícia Civil (PCDF) aponta que, no primeiro semestre deste ano, o...

Levantamento da Polícia Civil (PCDF) aponta que, no primeiro semestre deste ano, o número de atendimentos prestados a mulheres vítimas de violência doméstica, familiar e de crimes contra a dignidade sexual (988) praticamente se igualou ao montante atingido durante todo o ano de 2024 (1.102 atendimentos). 

Um dos fatores que explicam o maior número de atendimentos é o fortalecimento das parcerias institucionais da PCDF com entidades comprometidas com a causa, como Centro de Ensino Unificado de Brasília (Ceub), Cruz Vermelha Brasileira – Filial Distrito Federal, Única Educacional Ltda (Icesp) e Instituto Euro Americano de Educação, Ciência e Tecnologia (Unieuro), que atuam oferecendo atendimento jurídico e psicológico especializado.

Uma novidade é que a Rede Internacional de Proteção à Vítima – Laço Branco Brasil passou a integrar os atendimentos realizados pela Divisão Integrada de Atendimento à Mulher (Diam), prestando suporte jurídico, psicológico e assistência social às vítimas.

Os atendimentos são prestados nas unidades do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (Nuiam), criados com a finalidade de oferecer acolhimento multidisciplinar e humanizado às mulheres em situação de violência, facilitando o acesso a diferentes formas de apoio em um só local. O objetivo é promover a superação do ciclo de violência, o fortalecimento da rede de proteção e a autonomia das vítimas.

Atualmente, a PCDF conta com seis núcleos em funcionamento, localizados nas unidades da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher I (Deam I – Asa Sul, e Deam II – Ceilândia), 6ª DP (Paranoá), 11ª DP (Núcleo Bandeirante), 29ª DP (Riacho Fundo) e 38ª DP (Vicente Pires). Nessas unidades, as mulheres têm acesso a atendimento psicológico, orientação jurídica e assistência social, de forma integrada e especializada.  Mais duas unidades dos Nuiams em breve funcionarão na 13ª DP (Sobradinho) e na 14ª DP (Gama).

*Com informações da PCDF

Por Revista Plano B

Fonte Agência Brasília

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp