Outros posts

Para metade da Câmara, Bolsonaro deveria abrir mão da candidatura em 2026

Pesquisa da Genial/Quaest publicada nesta quarta-feira (2/7) aponta que 50% dos deputados acreditam...

Pesquisa da Genial/Quaest publicada nesta quarta-feira (2/7) aponta que 50% dos deputados acreditam que Jair Bolsonaro (PL) deveria desistir da candidatura em 2026. A pesquisa “O que pensam os deputados federais?” ouviu 203 parlamentares. A margem de erro é de 4,5%. 

O número de deputados que afirma que o ex-presidente deveria manter a candidatura é de 23%, 26% não sabem ou não responderam. 

A porcentagem é maior entre os parlamentares que se consideram independentes ao governo, 65%. Entre os governistas, 55% acreditam que Bolsonaro deveria largar a corrida presidencial. A oposição fica mais dividida, com 47% que acreditam que ele precisa abrir mão e 49% que acreditam que o ex-presidente deveria manter a candidatura. 

Embora o nome de Bolsonaro apareça como enfraquecido entre os congressistas, 50% acreditam que o candidato da oposição deve ser o favorito para 2026. Entre os entrevistados, 35% apontaram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou candidato do governo como favorito. 

Para 49%, o principal nome para representar a oposição é o do governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos-SP). O ex-presidente é apontado como principal candidato em 2026 por apenas 13% da amostra — e 26% entre os deputados que se classificam como de direita. O nome de Bolsonaro não aparece entre os cotados entre os políticos de centro.

O nome de Michelle Bolsonaro (PL-DF), que chegou a 15% no levantamento da Quaest em 2024, foi citado por 6% na nova pesquisa. Já o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União-GO), caiu de 16% para apenas 3%. 

Por Revista Plano B

Fonte Correio Braziliense       

Foto: Ton Molina/STF

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp