Dos sete feriados nacionais que ainda restam em 2025, três estão marcados para quintas-feiras, abrindo espaço para os populares “feriadões” — desde que seja possível emendar a sexta-feira com a folga.
O próximo feriado nacional será o Dia do Trabalhador, em 1º de maio. A data tem origem em um protesto histórico realizado em 1886, em Chicago, nos Estados Unidos, quando trabalhadores foram às ruas exigir a redução da jornada para oito horas diárias. No Brasil, a data passou a ser comemorada oficialmente em 1925, impulsionada por movimentos sindicais.
Além do 1º de maio, outros dois feriados nacionais ainda oferecerão a possibilidade de descanso prolongado: o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, e o Natal, em 25 de dezembro.
Já os demais feriados nacionais de 2025 coincidirão com o fim de semana. Três deles — Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e Finados (2 de novembro) — cairão em um domingo. Já a Proclamação da República, celebrada em 15 de novembro, será em um sábado.
Outro destaque é o Corpus Christi, celebrado em 29 de maio. Embora não seja feriado nacional, a data é ponto facultativo e também cairá em uma quinta-feira, o que pode resultar em mais um feriadão, dependendo da política adotada por cada empresa.
Por Raphaela Peixoto do Correio Braziliense
Foto: DINO/ Reprodução Correio Braziliense