A 8ª edição das Olimpíadas de Integração da Segurança Pública do Distrito Federal (Olinsesp) tem data marcada e modalidades definidas e os servidores da segurança pública do DF já podem iniciar a organização das equipes. A abertura oficial do evento está prevista para 24 de fevereiro de 2026, com a realização das competições entre 25 de fevereiro e 30 de março. A data das inscrições será divulgada em janeiro.
O evento contará com 19 modalidades esportivas, distribuídas entre esportes coletivos e individuais, nas categorias masculino, feminino e master. Podem se inscrever servidores das polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros Militar do DF, do Departamento de Trânsito, da Defesa Civil, da Casa Militar e da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF).
Entre as modalidades previstas estão futebol, futsal, basquete, vôlei, vôlei de praia, futevôlei, cabo de guerra, atletismo, natação, corrida de orientação, calistenia, judô e xadrez. A diversidade das provas tem como objetivo estimular o espírito esportivo, o trabalho em equipe e o fortalecimento dos vínculos entre os profissionais das forças de segurança.
A realização da Olinsesp é estratégica para promoção da saúde, do bem-estar físico e mental e da qualidade de vida no ambiente de trabalho. A ampla adesão dos servidores é ressaltada pelo secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar: “A Olinsesp é uma iniciativa estratégica de valorização dos nossos profissionais. É fundamental que os servidores participem e se engajem na olimpíada, fortalecendo o espírito de equipe e a integração entre os órgãos da segurança pública. Ao incentivar o esporte e a convivência saudável, promovemos saúde física e mental e reforçamos vínculos institucionais que se refletem diretamente na qualidade do serviço prestado à população do Distrito Federal.”
A olimpíada integra o programa Segurança Integral, que promove a atuação articulada entre órgãos governamentais e a sociedade civil em eixos de segurança integral. A iniciativa prioriza projetos e ações voltados à redução sustentável da criminalidade e da violência, ao aumento da sensação de segurança e à melhoria das condições sociais, com foco na promoção dos direitos humanos.
*Com informações da SSP-DF
Por Revista Plano B
Fonte Agência Brasília
Foto: Divulgação/SSP-DF







