A hypada série Stranger Things, craque em menções nostálgicas, já fez várias homenagens a clássicos do rock. A trilha sonora já contou com hits de bandas como The Police, Clash, Journey, Kiss e Metallica. O programa deve ir ainda mais fundo no baú vintage, conforme mostra o recém-lançado trailer da quinta e última temporada. A música de fundo desse vídeo é Child in Time, do Deep Purple, gigante do hard rock.
Child in Time faz parte do disco que catapultou o sucesso do Purple, o álbum In Rock, de 1970. A canção de quase dez minutos é inspirada no período da Guerra Fria e tem versos como “veja um homem cego atirando ao mundo, balas voando, levando tristeza”. Mas não foi a letra que fez a fama dessa música.
A peça começa na forma de uma balada hipnótica e segue em ritmo crescente. O tom dramático chega ao ápice com dois solos, um de guitarra, a cargo da Fender Stratocaster do genial Ritchie Blackmore, e outro de vocal, em memorável performance de Ian Gillan. Um dos maiores frontmen da história do rock, o cantor alterna gritos e uivos de forma impressionante, como se estivesse disposto a explodir a garganta. Virou um dos hits da banda. Famosa pelas improvisações no palco, ela chegou a tocar nos palcos uma versão de vinte minutos de Child in Time. Confira aqui a gravação ao vivo em um programa da televisão britânica em 1970:
Depois do grande sucesso no início dos anos 70, o Purple passou por várias alterações em sua formação de músicos e chegou a interromper suas atividades perto do final daquela década. O grupo retornou em 1984, com o álbum Perfect Strangers, e segue na estrada até hoje, ainda com Ian Gillan nos vocais.
Em 2002, no entanto, o cantor tomou a decisão de não mais apresentar Child in Time nos shows, sem dar maiores explicações. Certamente o peso da idade tem a ver com isso. Aos 79 anos, ainda que ele esteja em boa forma, não dá mais para encarar a mesma tour de force vocal.
Por Revista Plano B
Fonte Veja
Foto: //Divulgação