A exposição imersiva Mundo Pixar retornou à São Paulo nesta quarta-feira (18). A experiência é localizada no shopping Center Norte e traz uma jornada pelo universo dos personagens e histórias da Disney.
Com estrutura de 3.500 metros quadrados e 14 ambientes temáticos, essa será a maior edição já realizada no país. Segundo seus idealizadores, em entrevista à CNN, isso é resultado de uma combinação entre escuta ativa do público, aprendizado acumulado e, acima de tudo, paixão.
Ao todo, o público contará com cinco estreias na experiência, que incluem “Vida de Inseto”, “Red: Crescer é uma Fera”, “Coco”, “Elementos” e “Luca”, as duas últimas inéditas na cidade. Títulos consagrados como “Divertida Mente 2”, “Carros”, “Toy Story”, “Monstros S.A”, “Os Incríveis” e “Up – Altas Aventuras” também ganham novos ambientes e cenografia renovada.
“A escolha se deu muito respeitando as pesquisas feitas com os visitantes, o que eles gostariam de ver, somado à grande experiência adquirida nas cinco edições no Brasil e cinco internacionais. O mais importante, no entanto, sempre foi o cuidado de trazer grandes clássicos com novas histórias, justamente para que a experiência continue sendo da família”, destacou Wagner Zaratin, idealizador do Mundo Pixar.
A produção completa levou cerca de 16 meses, com um intenso processo criativo. O trabalho nos bastidores é, segundo Zaratin, um espetáculo à parte. “Essa montagem ultrapassou os 50 dias, com uma equipe que cresceu ao longo do tempo, ultrapassando 300 profissionais diretamente envolvidos e 3.500 indiretamente. São números realmente interessantes. A alegria de cada profissional em fazer parte é o que dá vida a todo esse encantamento”, afirmou.
Jay Ward, atual Creative Director of Franchise da empresa, esteve presente na inauguração em São Paulo e se mostrou impressionado com o resultado: “Eu realmente não esperava ver uma sala de ‘Vida de Inseto’, e ver como eles fizeram tudo tão bem, com esculturas novas e uma imersão impressionante, me surpreendeu muito”.
Nesta edição, a ambientação foi aprimorada com cenários expandidos e aromatização em todas as salas, proporcionando uma experiência multissensorial ainda mais envolvente.
“Se você visitou o Mundo Pixar alguns anos atrás, deve lembrar que algumas coisas eram apenas figuras chapadas, em 2D. Agora, isso não existe mais. Tudo é tridimensional, tudo é escultura. Você pode tocar em coisas que antes não podia. A imersão melhorou de forma absurda”, apontou Ward.
A curadoria dos filmes e cenas que se transformam em salas físicas também é um desafio.
“Às vezes, você tem um filme que ama e que funciona super bem na tela, mas que simplesmente não funciona como uma sala física. Então, o primeiro desafio é escolher filmes que as pessoas amam, mas que também façam sentido quando transformados em um ambiente real”, explicou Ward. Outro ponto importante é o fluxo de visitantes. “Hoje, em cada sala, temos pelo menos duas ou três oportunidades de foto, justamente para distribuir melhor o fluxo de pessoas.”
Ward ainda fez questão de ressaltar que o projeto só existe graças ao público brasileiro. “As pessoas no Brasil são extremamente apaixonadas pela Pixar. Acredito, de verdade, que foi justamente por isso que o Mundo Pixar aconteceu. Aconteceu por causa do Brasil, por conta desse amor pelos nossos filmes e dessa vontade tão genuína de fazer parte desse universo. Foi isso que tornou essa experiência possível.”
A proposta do evento vai além da estética: “Se alguém sai daqui com a sensação de que acabou de viver dentro do seu filme favorito — seja Toy Story, Coco, Elementos ou qualquer outro — e leva essa alegria, esse encantamento, de volta para a vida, então a gente cumpriu o nosso papel. E é exatamente para isso que o Mundo Pixar existe.”
A expectativa, segundo Zaratin, é levar essa experiência para ainda mais pessoas. “Nosso objetivo é levar o Mundo Pixar para o máximo de cidades possíveis, mantendo essa estrutura — pois já não é fácil encontrar espaços que comportem todo o projeto”.
Por Revista Plano B
Fonte CNN Brasil
Foto: The Walt Disney Company Brasil